ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 10 de maio de 2020

Jesus cura a todos sem exigir compensação de qualquer natureza


Jesus cura a todos sem exigir compensação de qualquer natureza

O desafio da Cruz | Oásis 33!

Queridos irmãos e irmãs, Jesus curou, cuidou, teve compaixão, perdoou, e levantou o homem descaído do pecado e de toda forma de pobreza ou ganancia. Há inúmeros fatos que aconteceram no tempo de Jesus no mundo.

O caso de Zaqueu que queria ver Jesus, no esforço de ver Jesus subiu a uma arvore para poder olhar de perto aquele homem que tinha notícia que estava fazendo e melhorando a vida de muitos através da conversão sincera a Deus. Ele era cobrador de impostos e sempre pegava valores a mais para ele. Jesus olhando o coração dele e o seu desejo que algo bom mudasse na sua vida, parou na frente daquela arvore e olhando para cima e disse, desça que é necessário hoje que eu vá fazer refeição na sua casa à noite.

Isso é uma novidade Jesus estava acolhendo aquele homem que desejava no seu íntimo mudança. Na refeição, o homem já não queria mais o fruto do acúmulo feito indevidamente, e a sua riqueza era artificial. Zaqueu tomou uma decisão que ele deveria dividir metade da sua riqueza com os pobres e aquilo que recebeu indevidamente seria devolvido em dobro. Jesus admira essa atitude e o exorta: a salvação entrou nessa casa. Interessante o que ele deu a Jesus foi mudança de vida e não deu nada material a Jesus, mas sim aos que ele explorou e que muitas vezes não deixou outros terem uma vida digna. Jesus não quer explorado e nem marginalizado no sistema econômico, social, político e religioso. (cf. Lc 19,1-10).

Em Mc 10,46,52 temos a pessoa do cego Bartimeu, que era cego e mendigo. Ele queria conhecer Jesus de perto, pois já tinha ouvido que esse homem fazia o bem sem pedir nada em troca  porque acolhia o homem todo independente da sua condição humana, mas apenas queria ver que a pessoa seja iluminada pela verdadeira vida. Ouvindo que Jesus passava, então ele grita mais alto para que Jesus tivesse piedade dele e que pudesse sair daquela condição de dependência e mendicância. Assim está escrito: “Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!” (v. 47. 

Quando o cego chama Jesus de Filho de Davi, isso demonstra que ele já reconhece que Jesus é Deus. Jesus já está indo embora para Jerusalém, mas Ele para e pede para os discípulos trazê-Lo até Ele. Os discípulos diz ao cego: “coragem, levante Jesus te chama” (vv. 49-50). Aqui o ex cego  segue a Jesus até Jerusalém a onde vai ser o lugar do martírio, da paixão e morte de Jesus na cruz. Seguir Jesus tem consequências se quiser chegarmos  ao reino de Deus, para isso devemos ser cristãos verdadeiros que trazem vida para todos.

Em contrapartida jovem rico reconhece que Jesus como Deus, mas não consegue desligar das riquezas materiais para seguir plenamente com Ele. O cego recupera a visão e segue Jesus pelo caminho a onde Ele for. Quem quer seguir Jesus, mesmo sendo o último torna-se o primeiro porque encontra a verdadeira vida que é desejada por Deus a todos.
Mas há muitos que querem status e privilégios na comunidade de Cristo é o que o que aconteceu com o pedido da Mãe de Tiago e João para que os dois filhos dela estivesse ao lado de Jesus no paraíso, mas Jesus quer a sinceridade e a disposição de estar com Ele na missão. Para jesus o que importa é querer vê-Lo, isso significa estar com Ele, trabalhando para a propagação do bem sem luxo ou ostentação.

A Igreja é e está no lugar da simplicidade e serviço a todos, principalmente as que mais precisam. Não precisamos de templos luxuosos e vestimentas ricas de adornos, mas as vestes de serviço e despojamento para atender aos que precisam de acolhimento, de pão material e espiritual e dignidade de vida. Hoje, infelizmente proliferam entidades, partidos, agremiações, igrejas que estão a serviço do bem individual, da ostentação, do poder, esquecendo dos mais pobres que recebem só migalhas do sistema econômico, dos doentes que não tem oportunidade de ter um sistema de saúde que os ajude, e dos que não podem estar em uma comunidade religiosa porque estão desprovidos de bens materiais ou de dinheiro.

Queridos irmãos e irmãs, precisamos fazer uma revisão de nossas atitudes e modos de viver a nossa espiritualidade e religião, será que estamos dispostos a viver em uma vida de despojamento sem nenhuma ostentação e privilégios? Será que queremos ver Jesus que serve a todo, dando o milagre da vida em Deus? Assim que estivermos despojados do homem velho, egoísta, insensível e de falta de comprometimento, nós vamos experimentar a salvação e a luz da vida que liberta o homem por inteiro.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: