ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de maio de 2020

Jesus vai para o céu e nos deixa uma missão


Jesus vai para o céu e nos deixa uma missão


 Dia da Ascensão 2020, 2021 e 2022 - Data e origem - iCalendário.br.com
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo que é chamado o Domingo da Ascensão do Senhor. Jesus termina a sua missão na terra e nos deixa a sua missão para ser continuada por todos que aderem a Ele pelo Batismo.

E é na Igreja que foi deixada por Cristo para ser uma comunidade viva para transmitir a salvação de Deus a todos. Tudo acontece em Jerusalém, os discípulos não se ausenta de lá, pois deve esperar que a promessa do Pai do envio do Espirito Santo.

Sabemos que João Batista batizava nas aguas, agora vão ser todos batizados no Espirito, receberam os dons vindo dele para a missão, assim vão poder ser testemunha de Cristo no mundo. Após essa vinda do Espirito Sano no dia de Pentecoste poderão, sem temer, anunciar a todas as gente para que o  Evangelho chegue a todos os cantos da Terra.

Hoje somos continuadores dos apóstolos e ainda numa urgência, pois o mundo carece de amor, paz, solidariedade, partilha e fraternidade com todos. E Maria, como uma estrela da evangelização nos acompanhará porque ela nos deu Cristo a humanidade com seu sim na anunciação.

Mas algo fabuloso vai acontecer no dia de Pentecoste que vamos celebrar no próximo domingo. Depois disso eles vão ter coragem e força para anunciar com coragem em palavras, gestos e atitudes sem ter medo dos poderosos daquela época. É uma mensagem que todos poderão ouvir na sua própria língua, isso é o poder da comunicação. Após as últimas recomendações e o mandato de envio aos apóstolos, Jesus vai para o céu.

O apóstolos de outrora e nós hoje temos a responsabilidade de continuar a missão de ensinar e viver o que Jesus deixou na sua Igreja e no mundo.

A mensagem de Cristo agora vai poder ir para todos os cantos do mundo e até hoje ela é espalhada por todos tipos de comunicação como falada, escrita e pelas mídias modernas. (cf.At 1,1-11)

Na Carta aos Efésios temos Paulo que vê no episódio da Ascensão do Senhor, que é a conclusão gloriosa de Cristo. A sua gloria foi conquistada pela obediência a Deus Pai, na missão que Ele fez durante a sua vida pública e na sua doação total na cruz pela humanidade. A sua morte foi para desfigurar a prepotência dos poderosos que pensam que matando Cristo poderia aniquilar o projeto de salvação de Deus que é resgatar o homem de todo tipo de escravidão e morte no mundo.

Hoje sabemos que muitas vezes que a morte é a consequência do desmando dos poderosos, da exclusão de muitos no banquete da vida e insensibilidade pelos que mais sofrem na pobreza e da falta de recursos para ter vida em abundância.

Mas sabemos que a cruz é agora o trono da graça, pois ela está vazia porque Jesus vive para sempre e nos dá a chance de obter a eternidade desse corpo mortal para um corpo que não morre mais. (Ef 1,17-23)

O evangelista Mateus nos mostra a aparição pascal de Cristo na Galileia. Jesus nos fala que tem o poder e esse poder ele transfere em missão aos apóstolos e a todos nós quando fala: “IDE e fazei discípulos meus todos os povos...” e ainda nos dá a certeza da sua presença em nós, na comunidade que evangeliza e na Igreja.

Ele sempre estará presente conosco até o fim dos tempos, dando-nos a coragem necessária de ser homens novos para evangelizar e transformar o mundo em algo restaurado e bom. A Igreja é missionaria na sua essência, isso é desejado por Jesus quando nos constituiu participante no Batismo.

Queridos irmãos e irmãs, a missão é universal e é para todos, mas é preciso do anuncio, da catequese que desvenda o evangelho, a vontade de ser discípulos através do batismo que nos habilita para a missão que Jesus confia a cada batizado para o anuncio do evangelho da vida. Jesus sobe ao céus e os discípulos ficam admirados, mas os anjos alertam que agora não devemos ficarmos parados na contemplação e sim colocar-se a caminho do anuncio e um dia Jesus voltará em gloria para dar a consumação de tudo que existe para o Reino de Deus a onde todos são convidados a tomar posse. (cf. Mt 28,16-20)

O papa Francisco nos deixa a mensagem do dia mundial da comunicação e assim ele nos manda uma mensagem com o tema: “Para que você possa contar e conservar na memória" (Ex 10,2).A vida se torna história.”

“Quero dedicar a Mensagem deste ano ao tema da narrativa, porque acredito que, para não se perder, precisamos respirar a verdade das boas histórias: histórias que constroem, não destroem; histórias que ajudam a encontrar as raízes e a força para avançar juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos cercam, precisamos de uma narrativa humana, que nos fale sobre nós e a beleza que vive lá. Uma narração que sabe olhar o mundo e os eventos com ternura; isso diz que somos parte de um tecido vivo; isso revela o entrelaçamento dos fios com os quais estamos conectados.” (Mensagem do Papa Para o dia Mundial das Comunicações

Com essas palavra do nosso Papa podemos tecer a nova história de vida transmitida a cada um que encontramos e partilhamos a boa nova de Cristo, formando um grande tecido harmonioso de vidas entrelaçadas para construção de comunidades autenticas, fraterna e serviço. Sejam construtores de uma nova realidade onde Cristo seja a cabeça da Igreja e nós membros que se articula sem destonar ou detonar o corpo da comunidade, do mundo e da família.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: