ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 24 de maio de 2020

O vírus e o pecado mata


O vírus e o pecado mata


Querido irmãos e irmãs. Estamos na pandemia em que o vírus ataca o humano trazendo doença, separação, medo e morte. O pecado também foi um mal que contaminou o ser humano desde a desobediência dos primeiros pais da humanidade, Adão e Eva. Tanto vírus como a morte aniquila os sonhos de liberdade e mobilidade, deixa-nos paralisados.

Coronavírus: infectados em todo mundo somam 2,59 milhões - Aqui ...Talvez a morte seja o começo de algo - Mundo das MensagensAssistimos as milhares de mortes e também a insensibilidades de outros alguns de não se proteger, de não estar com o povo sofrido e de não se preservar para que não haja propagação desse vírus em massa, e em relação ao pecado é percebido nas atitudes de quantos que mergulham no ódio, no desamor, no egoísmo, na corrupção, na indiferença que destrói pessoas por inteiro e de ajuda , tornando escravo que traz a morte espiritual.

Tudo parece aparentemente aniquilado e ainda a descrença que a ciência e a religião nada pode fazer. Quando surge uma doença como essa e percebemos que o sistema de saúde está muitas vezes deixados de lado, achando que é gasto e não traz lucros e por outro lado a humanidade quando afasta de Deus torna-se insensível e frio sem sentir a compaixão pelos milhares de mortos na doença, na pobreza que grita por socorro e na escravidão do pecado que também mata o homem por inteiro.

Assim pensamos as vezes pela nossa pequenez para que vale os estudos e as riquezas; e ainda questionamos a onde está Deus nessa mazela que a humanidade passa no mundo inteiro. Agora se ficarmos parados nesses questionamentos nada vai resolver porque ficaríamos anestesiados pelo pessimismo que paralisa a pessoa de ter esperança de dias melhores.

Ao olharmos a história da salvação nas páginas da sagrada escritura constatamos que  Deus sempre veio ao socorro da humanidade descaída pelo pecado que ela mesma fez. Assim em romanos podemos constatar isso: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. (Romanos 5:12)

O plano de salvação que Deus fez é obra do grande amor que Deus tem por nós. Assim está escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. 

Diante disso nós não podemos duvidar da bondade de Deus para conosco. Deus está também iluminando a ciência para descobrir meios sempre para vencer todos os tipos de doença, principalmente a pandemia que estamos vivendo.

Concluímos que Deus não quis a situação da morte que veio ao mundo, pois em Isaias, 59,2 nos diz: “Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.”  Então voltemos para Ele para que a morte eterna não domine em nós, mas que tenhamos a vida eterna em Cristo como o próprio Ele nos fala: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá”. (João 11:25-26)
Então, se quisermos ter vida plena devemos estar  com Cristo, o exemplo Dele é de alguém que doa sem querer poder, ostentação e dominação, porque Ele ama e por isso vive sempre. Assim alimentado de fé e na palavra que diz: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. 1 João 5:11-12

Se lermos Gênesis, temos a certeza que Deus tudo criou e foi bom o que Ele fez, e de toda a criação feita, Deus criou  o homem e a mulher. (cf. Gn 1:26,27) . Sabemos que foi a desobediência e afastamento da criatura de Deus trouxe toda desordem e a morte no mundo. Deus nunca vai querer a morte, pois Deus é amor.

Tudo que acontece de mal no mundo é fruto do erro do homem diante da natureza que é devastada pela ganancia dos poderosos, da falta de saneamento básico, falta de moradia etc. a ganancia e supervalorização dos sistemas políticos, econômico e religiosos, muitas vezes provocam males irreparáveis no mundo como essa contaminação que tem dizimados tanto jovens como idosos de toda raça, credo e condição social.

Querido irmãos não devemos perder a esperança sempre Deus ouve clamor do povo que sofre e não dá as costas mesmo para aqueles que afastaram Dele, como vim os a intervenção de Deus na libertação do Povo no Egito por Moises. 
Segue a ação de Deus em Êxodo no capitulo 3,6-8): …6Disse mais: “Eu Sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó!” Então Moisés cobriu o rosto, porquanto temia olhar para Deus. 7Disse o SENHOR: “Certamente tenho observado a opressão e a miséria sobre meu povo no Egito, tenho ouvido seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei o quanto estão padecendo. 8Por esse motivo desci a fim de livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde mana leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.…”

Portanto vamos crê em Deus que age sempre, e façamos a nossa parte e que possamos ter a esperança renovada que tudo passa e Deus permanece sempre., pois Jesus prometeu que está conosco até nos fins dos Tempos. Façamos nossa parte, protegendo e precavendo e sempre pensando no outro. Se puder ajudar a diminuir a dor de cada um, faça trabalhos voluntários para atender os mais necessitado e carentes desse mundo. E que o banquete da vida seja para todos. amém

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha 

Nenhum comentário: