ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 30 de maio de 2020

O Espírito Santo vem na comunidade reunida em Cristo

 Pentecostes - 24 de maio - Nossa Sagrada Família

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo: A Festa de Pentecostes. Aqui conclui de modo festivo o ciclo da Páscoa. O primeiro Pentecostes acontece no Cenáculo com os Apóstolos e Maria reunidos. O envio do Espirito Santo, por parte de Deus, marca o início da missão da Igreja e o nascimento dela. Aqui podemos constatar que a Igreja precisa está reunida em oração e os dons do Espirito Santo são concedidos na harmonia, gerando a paz e compromisso de levar a todos a mensagem salvadora de Cristo.

Como o nosso Papa Francisco fala é para sermos a Igreja de saída para o encontro de todos, principalmente os esquecidos desse mundo que são os pobres, desempregados, os carentes de sistemas de saúde e de educação.

No livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra esse episódio de modo fantástico e solene. Tudo acontece em Jerusalém dentro do contesto da Festa judaica, isto é 50 dias depois da Pascoa do Senhor. Aqui podemos dizer que se inaugura a missão e projeto da Igreja de Cristo. Sabemos que a vida pública de Jesus na terra e nela esteve presente ação do Espirito Santo.

Hoje sabemos que ação do Espirito Santo está na Igreja através da voz do magistério e a comunhão com todos os bispos para que a Palavra do Evangelho esteja em gesto e coerência no que que foi dito, pregado e feito por Jesus na terra.

A Igreja é querida por Deus e ela é formada de comunidades vivas no amor, na justiça, na fé e na caridade. Desse modo todos são chamados a fazer parte dela sem distinção de raça e cultura. Ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia, todos se tornam irmãos e irmãs. (Cf. At 2,1-11)

Uma festa agrícola e da celebração da chegada do Povo de Deus ao Sinai a onde o Povo recebe a Tabua da Leis, e desse modo fizeram uma aliança de fidelidade ao Deus da vida. Agora Lucas quer afirmar a todos que aderem a Cristo pela conversão e pelo batismo, tornando esse acontecimento como a Festa de Pentecostes. Nela nós assumimos a Lei de Cristo que nos habilita para a missão evangelizadora. Como no Sinai houve sinais de teofania e agora no Cenáculo aonde acontece a vinda do Espirito Santo sobre eles com Maria, também tem sinais de teofania que sinaliza a ação de Deus lá.

Em babel, houve a discórdia e mudanças de língua e ninguém mais entendia o outro, agora ao contrario no Pentecostes não há mais confusão de línguas ou entendimento, tudo se converge em Cristo para missão restaurando do homem para que ele seja portador do bem para transformação do mundo.

Assim a Igreja de todos os tempos devem ser uma comunidade de irmãos em prol de união e reconciliação. Não se pode ter ostentação e nem exclusão na comunidade, mas a busca de amor e perdão que regenera as relações humanas.

Na primeira Carta aos Coríntios, Paulo recorda para todos nós que a ação do Espirito Santo acontece na comunidade. É o lugar da Igreja unida com Cristo que é a sua cabeça com todos os seus membros, formando um só corpo. As adversidades de dons enriquecem a Igreja e faz com que ela seja a estrela que brilha para atrair a todos a Ela. Os dons que recebemos e os ministérios, tudo isso é a favor do bem comum de todos. (Cf. 1 Cor 12,3b-7.12-13)

O evangelista João nos fala como foi a recepção do Espirito na Galileia, a onde tudo começou. Esse acontecimento foi no entardecer do dia da Pascoa do Senhor quando os discípulos estavam reunidos. A presença de Jesus alegra a todos e Ele dá a paz e os reveste dos dons do Espirito Santo.

O evangelista ao mostrar que era o anoitecer, as portas fechas e o medo de cada discípulo após o evento cruz, a onde Cristo foi morto de maneira cruel e injusta pelos poderosos da época, querem nos dizer que os discípulos estavam desorientados e sem rumo porque achavam que tudo havia acabado como um sonho que se tornou em pesadelo. Jesus ao mostrar as marcas cravadas no seu corpo ressuscitado quer nos mostrar que devemos assumir as cruzes de nossa vida e da nossa missão na Igreja e no mundo, sem esquecer que a obra é de Deus.

Jesus se situa no meio para mostrar que a Igreja deve ser de Cristo-cêntrica sem endeusar pessoas ou entidades, mas ser autênticos seguidores da Palavra Dele que edifica a pessoa humana por inteiro. O homem foi criado no início com o sopro de Deus que deu a vida aos nossos primeiros pais, mas eles descaíram pelo pecado e sua consequência foi a morte e o mal, mas agora Jesus dá um novo sopro a eles para serem novos homens restaurados na Pascoa do Senhor e na ação do Espirito Santo. (Cf. Jo 20,19-23)

Queridos irmãos e irmãs, que esta Festa que estamos celebrando nos ajude a renovar a forção do Espirito Santo em nós dada pelo nosso Batismo para sermos novas criatura em missão evangelizadora.

Essa pandemia nos dá uma oportunidade de renovar as nossas convicções e a importância da Igreja, embora reunimos de modo virtual, para valorizar os laços fraternos na comunidade crista em que somos inseridos.

Tudo por Jesus nada sema Maria!!!

Bacharel em Teologia José B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: