ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 14 de agosto de 2021

Maria, quem é ela na História da nossa salvação?

 Maria, quem é ela na História da nossa salvação?




Queridos irmãos e irmãs, neste domingo estamos celebrando a Festa da Assunção de Nossa Senhora. É um dogma de fé proclamado pelo Papa Pio XII no ano de 1950. Essa verdade proclamada pela Igreja já era aceita pelos cristãos de todo tempo, isto é  desde os primeiros cristãos.

Em Jerusalém se encontra duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora, sendo uma de Dormição que é dedicada a ela como aquela que adormeceu e tem o título Virgem adormecida.  A cripta do tumulo de Maria, no Getsêmani onde maria foi enterrada, mas ao lado dele tem uma pintura muito significativa da Assunção de Nossa Senhora. Porque  que disso? Aqui podemos tirar uma conclusão no tocante que Maria não poderia desfazer o seu corpo como um castigo do pecado, mas ela, por desígnio de Deus, foi concebida sem Pecado para poder ser a mãe de Jesus, o filho de Deus que não poderia carregar a mancha do pecado, pois Deus não tem pecado.

Esse acontecimento da assunção de Nossa Senhora faz com que seja constado que Maria foi levada de corpo e alma para o céu pelos anjos. Ela foi glorificada por Deus devido ao mérito de ser a mãe de verbo encarnado de Deus e ser exemplo de mulher obediente e fiel. Ela está no céu junto com seu filho amado e lá um dia vamos toso está junto dessa gloria.

A Igreja fica ornada neste dia devido ao cumprimento do Mistério Pascal, pois Maria é a cheia de Graça plena e o pecado não atingiu de maneira alguma a sua pessoa. Deus quis assim e quem somos nós para opor a esse mistério que se associa a poder da ressureição de Cristo.

A liturgia toda deste domingo nos remete a esse mistério grandioso que nos nos alegra muito. O livro do apocalipse nos fala da figura de uma mulher que dá a luz e ela é a vestida de sol, que é a luz de Cristo nela. Ela traz consigo um filho que é perseguido pelo dragão, símbolo do mal, para devorá-lo. Mas isto não acontece.

A mulher é a Igreja, o dragão é o mal e o menino é o Cristo. Sem nenhuma dúvida podemos aplicar a figura da mulher a Maria, e hoje a dedicamos nesta festa da Assunção de Maria ao Céu. (cf. Ap 11,19-12,1-6.10)

A "mulher" é a Igreja, o "dragão" significa o mal e o "menino" é Cristo. Todas as passagens das Escrituras referentes ao povo fiel a Deus podem ser aplicadas à nossa Mãe, Maria Santíssima. Eis porque essa é apresentada à nossa reflexão nesta solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

Na Primeira Carta aos Coríntios, temos São Paulo que diz que todos vão ser glorificados em Cristo um dia no céu. Sabemos que Jesus é a primícias da ressureição e seguida todos nós. Essa certeza nos enche de alegria e nós somos testemunhas de tantos que a Igreja proclama de bem-aventurados aqueles que são declarados santos e mártires na missão de testemunhar Cristo na evangelização dos povos de todos os tempos.

Isso podemos constatar de modo categórico com a Festa da Assunção de Nossa Senhora, a grande bem-aventurada que se dispôs de modo inequívoco de fazer a vontade de Deus, tornando-se a mãe de Cristo, educando-o e acompanhando-o na sua missão, no martírio da cruz e no início da Igreja com os apóstolos. Assunção é a certeza que estaremos no céu um dia vivendo a vida eterna com Deus para sempre. (cf. 1 Cor 15,20-27)

No Evangelho de Lucas narra a visita de Maria a sua prima Isabel. Maria chegando foi recebida pela sua prima que estava grávida também e algo maravilho se torna real, pois Isabel, movida pelo Espirito Santo constata que Maria é a Mãe do Salvador que está no ventre de Maria e João no ventre de Isabel se ajoelha diante de Jesus que estava no ventre de Maria.

Uma verdade foi dita por Isabel: "Bem-aventurada és tu porque acreditaste!". Por que duvidar disso? Então nós podemos afirmar que Maria é a bem-aventurada de Deus, pois é a virgem obediente que deu seu sim e dessa maneira o verbo de Deus se encarnou entre nós e tornou-se o salvador da humanidade. Quem crê em Cristo e for batizado é salvo também. Maria é a partida inicial para que Deus habitasse e se fizesse presente no mundo. (cf. Lc 1,39-56)

Maria proclama o hino de gratidão e louvor no seu grande Magnificat. Deus é sempre bom e justo, olha os pobres e humildes e faz a justiça aos gananciosos e orgulhosos que não deixam a vida acontecer. Deus é fiel a sua promessa para sempre.

Que esta liturgia nos ajude a entender que Deus está atento e faz justiça sempre. Deus ouve o clamor dos oprimidos e pune os poderosos que massacram om povo com ideologia desmana na economia, na política, no social e ainda no campo religioso que pode muitas vezes escravizar no fanatismo irracional que aniquila a liberdade de ser filho de Deus libertador.

Tudo Por Jesus Nada sem Maria. Eis me aqui Senhor, envia-me a onde mais precisa de evangelização.

Bacharel em Teologia José B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: