ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Na escolha que devemos fazer, então devemos dizer: “Senhor, a quem iremos?"

Na escolha que devemos fazer, então devemos dizer: “Senhor, a quem iremos?"




Queridos irmãos e irmãs, no domingo passado, a liturgia nos chamou atenção sobre a importância da escolha que devemos fazer. Nesse mundo tem muitos caminhos e ideologias políticas, religiosas, sociais e econômicas, então perguntamos quais que devemos seguir? Isso é uma encruzilhada em que ficamos, então devemos escolher e assumir qual caminho a seguir que vai trazer a vida plena. Há um só caminho que leva a vida plena e eterna. Aqui está a decisão de assumir o caminho que leva a Deus que quer nos libertar das escravidões que nos levam a morte e distanciamento do bem.

A liturgia bíblica nos mostra dois testemunhos autênticos e que nos ajudam a termos convicção de seguir o Deus verdadeiro que nos traz a liberdade e vida digna. As leituras nos dão dois testemunhos muito significativos: Josué e Pedro.

No livro dos juízes o povo teve que optar pelo Deus vivo ou por ídolo que nada faz. Josué chama atenção do povo para quem quer seguir e dá a oportunidade de escolha para o povo dizendo: "ESCOLHEI a quem quereis servir: os deuses do lugar, ou o Deus que nos libertou do Egito e fez uma Aliança conosco?   Eu, porém, e a minha família vamos servir ao Senhor". Essa afirmação de Josué é um testemunho eloquente que fala por si só e essa afirmação deve ressoar no nosso coração como certeza da nossa fé em Deus. Aqui podemos dizer que queremos estar com Deus verdadeiro porque sempre está do lado do povo, tanto no passado como agora na nossa história de vida. Devemos ser fiel a Deus e estar com Ele em todos os momentos tanto nos infortúnios como na alegria.  (cf Js 24,1-2.15-18)

Na carta de São Paulo aos Efésios nos fala da relação da Igreja com Cristo. Jesus é a cabeça da Igreja e se entregou por ela. Jesus foi fiel. Aqui a uma explicação que a família deve se espelhar na relação que Cristo tem com a sua Igreja. A obediência, a solicitude e o amor devem estar na relação do casal como a Igreja deve estar com Cristo sempre. Não podemos ser mais que os outros e nem ser arrogantes diante da vida em comunidade, nas pastorais ou na família, mas como membros que se ajudam e se respeitam mutuamente. É o corpo que se manifesta na sua beleza, na sua  autonomia e na sua articulação de todo a sua essência de existir e assim devemos buscar a união mais intima com Deus e com a família  no diálogo e no amor reciproco de doação e compromisso. (cf. Ef 5,21-32)

O evangelho de São João nos mostra a escolha de Pedro e dos Apóstolos. Aqui está o contexto do discurso do pão da vida. Jesus é o pão da vida que anima e fortalece a caminhada dos discípulos. Assumir e assimilar Jesus no alimento deve ser uma escolha dos que creem a Jesus e faz a adesão ao seu projeto de vida e libertação. Ou seguimos Jesus e as suas consequências ou procuramos outros caminhos que não podem dar sentido a vida. (cf. Jo 6,60-69)

O mundo experimenta uma realidade efêmera que não traz a felicidade e bem durável, mas que são passageiros e depois trazem frustração. Se ficarmos presos ao pão material que acaba, riquezas e ostentação que trazem ilusão, prestígios sem serviços aos necessitados e muitos outros que não satisfazem completamente a vida das pessoas e isso traz um grande vazio existencial. Não podemos procurar uma Igreja fácil e algo só para satisfazer o nosso egoísmo sem se comprometer com todos. 

Hoje é necessário ser uma Igreja viva, comprometida com todos, principalmente aos que mais sofrem nesse mundo. Devemos ser a Igreja do pão partilhado e de saída para ir atrás das ovelhas machucadas pela injustiça da nossa sociedade, que muitas vezes, excluem os mais fracos e indefesos.

Que a liturgia nos ajude a abrir o nossos olhos aos pobres e também nos ajudar a colocar as mãos na massa do trabalho pastoral a favor da vida. Sair da Igreja de pedra pra uma Igreja viva d e pessoas que sintam acolhido numa grande família, fazendo do corpo único que é Cristo com todo os seus membros. Amém.

Tudo por Jesus nada sem Maria,. Eis me aqui Senhor, envia-me a onde precisar de pregador do seu Evangelho.

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: