ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 18 de junho de 2023

Missão de Cristo é continuada na ação dos cristãos no mundo

 Missão de Cristo é continuada na ação dos cristãos no mundo



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 11º  Domingo do Tempo Comum e sabemos que Deus tem o Plano de Salvação para todos os homens deste fundo.

Deus tem um Plano de Salvação para todos os homens. Por causa disso Deus conta com todos para que essa novidade chegue a todos e ninguém pode perder essa oportunidade. Deus chama algumas pessoas para essa Missão.

A Reflexão bíblica deste domingo nos fala dessa importante incumbência. Deste modo podemos entender, amar e viver a missão que transforma a realidade de morte para a vida.

No livro do Êxodo temos a Missão de Israel e isso se dá em forma de Aliança que vai ser o porta voz das promessas messiânicas que deve ser levada a todos os povos. Israel deve ser o sinal visível da preocupação de Deus para salvar a humanidade toda.

No monte Sinai, Deus fala a Moisés o seguinte: “Se escutardes a minha voz e fordes fiéis à minha aliança, sereis meu povo escolhido, um reino de sacerdotes, uma nação santa". Esse convite é atendido pelo povo e aqui começa a missão de Israel.

Portanto, Israel é um sinal de Deus para outros povos e agora a Igreja será esse sinal permanente de Deus entre nós. Agora a Igreja é o novo Povo de Deus. Infelizmente algumas pessoas desfiguram a Igreja, fazendo algo mundano para o proveito próprio[S1] . (cf. Ex 19,2-6a)

Na carta aos romanos podemos constatar que Cristo foi enviado pelo Pai para ser o nosso Salvador e cabeção do novo Povo Eleito que hoje é a Igreja e ela tem a missão de continuar a missão de Cristo e de ser o sinal de amor, compaixão e solidariedade de um Deus que quis fazer morada entre nós. Deus nos ama de modo infinito e está conosco sempre. (Rm 5,6-11)

O evangelista Mateus nos mostra a missão dos 12 apóstolos que tem o exercício de anunciar o Reino de Deus na Palavra e nas ações. Eles devem levar o anúncio da salvação e libertação para todos que querem seguir verdadeiramente Jesus Cristo. Jesus percebe que muitos estão tristes e abatidos, como ovelhas ecoadas sem pastor para cuidar e direcioná-las para lugares seguros com alimentos e água.

 Naquele tempo e hoje há necessidades de missionários que possam levar a boa nova de Cristo a todos que precisam. Muitos do rebanho de Israel estão perdidos e precisam resgatá-las.

Jesus dá poder aos doze apóstolos que podem expulsar demônios, curar as enfermidades da alma e do corpo e ainda tirar as algemas que escravizam e não deixam ser livres. É a libertação completa que Deus quer. Interessante perceber que são gestos concretos que se realizam como: "Curar os enfermos, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos, expulsar os demônios".

É bom compreender que a missão é individual de conversão e também carregada de missão que vai ao coletivo, transformado pessoas para o melhor e o mundo tornando-se mais justos, solidário e fraterno. (cf. Mt 9,36-10,8)

Que esta liturgia nos ajude a sermos missionários de Igreja de saída e não ficar presos em nossos mundos individuais, mas procurar a todos, levando Cristo, que liberta de todos os males.

Muitos precisam de uma palavra de conforto, de alento e de esperança para que as vidas sejam restauradas. Ser uma pessoa de partilha, de amor e perdão. Jesus é o caminho certo de nossa liberdade, é a vida em abundância e a verdade que não decepciona.

 Tudo por Jesus, nada sem Maria. Servus Christi semper.

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: