ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 7 de junho de 2023

O Pão da Vida que nos reforça para a caminhada

O Pão da Vida que nos reforça para a caminhada



Queridos irmãos e irmãs, celebrar a Solenidade do Corpus Christi é nos remeter à noite da ceia que Jesus antes de sofrer horrores e martírio pelos algozes, Ele mesmo se deu no corpo e sangue na forma de Pão e vinho.

Sair às ruas é a forma mais singela que podemos fazer na atitude de crer no Cristo vivo que vem sempre a nós na Eucaristia que celebramos. Somos gratos a Deus sempre.

 E é por isso que queremos estar em comunidade, juntos como irmãos e irmãs, que geram unidade, paz e perdão entre todos. A nossa a identidade cristã é visível quando estamos em comunidade. Encontramos Deus na sua Palavra e na eucaristia.

O sentido da Eucaristia podemos encontrar na Palavra de Deus, e assim podemos confirmar no Livro do Deuteronômio e Moises explica o sentido do Maná que desce do céu, enviado por Deus ao seu povo faminto. Podemos constar assim: "O Senhor te alimentou com o Maná, para nos ensinar que não só de pão vive o homem, mas tudo quanto sai da boca de Deus".

É o memorial que se faz presente ao Povo que caminha no deserto para a Terra Prometida. Hoje a memória se faz presente na vida do Povo, quando o próprio Jesus se faz na celebração da Eucaristia, onde o seu corpo e sangue vêm até nós em alimento para nos saciar e nos faz tomar o seu sangue que restaura o nosso espírito para vencer as lutas diárias de nossa vida. (Cf. Dt 8,2-23.14b-16a)

Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios nos reforça que Jesus, um só corpo, nos une a Ele e também à comunidade cristã. Por isso precisamos ser pessoas novas que querem agir para o bem do corpo todo. Assim está escrito:  "O pão é um só, assim nós, embora muitos, somos um só corpo". Deste modo formamos a Igreja de Cristo. (Cf. 1Cor 10,16-17)

O evangelista João nos mostra o Discurso do Pão da Vida, o final dele. O pão que desce do céu é o pão vivo e que o alimenta tem a vida eterna. No episódio da multiplicação dos pães nos mostra que apesar de alimentar o pão que satisfaz momentaneamente, mas será dado um pão que alimenta para sempre e ainda dá a vida eterna para todo que o alimenta. (Jo 6,51-58)

Hoje recebemos o pão da Palavra e a eucaristia que Ele instituiu para sempre na noite do serviço, que o lava-pés nos ensina a estar a serviço de todos, principalmente os mais pobres e infelizes do mundo. Participar da Eucaristia é ser membro vivo da Igreja que quer sinal do amor, da partilha, da solidariedade e do perdão. Jesus é o caminho que dá vida.

A palavra de Deus nos transforma e nos faz novas criaturas. E que a Liturgia desta quinta-feira seja para nós um momento de graça e compromisso de vivermos em comunidade viva, sendo uma Igreja de saída.

Se o corpo de Cristo está em nós e assim podemos se identificar a Ele e ser reflexo Dele na vida em família, na comunidade, no trabalho e onde nós estivermos situados. O sinal cristão será visível na nossa adesão a Cristo em todas as circunstâncias.

 Tudo por Jesus nada sem Maria. Servus Christi Semper.

 Jose B. Schumann

Nenhum comentário: