ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 11 de junho de 2023

Quero Misericórdia, isso que o mundo precisa

  Quero Misericórdia, isso que o mundo precisa



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste e domingo como é a misericórdia que Deus tem para conosco, e vamos refletir sobre a atitude religiosa de cada cristão. Deus quer a misericórdia e não a falta de perdão. Não adianta cumprir todos os ritos e mandamentos se a nossa atitude vai ao contrário que Deus quer.

No livro de Oséias, percebemos que Deus que a nossa conversão. Havia um perigo iminente da invasão da Síria.  O povo temendo fazia ritos e holocaustos, pensando que isso ia controlar Deus a seu favor, mas as suas atitudes não haviam mudados.

O Profeta falou com uma imagem bonita dizendo: "Que farei de ti, Judá? O vosso amor é como o orvalho da manhã, que se desfaz aos primeiros raios do sol...". E ainda disse:  "Eu desejo amor, bondade e MISERICÓRDIA, bem mais que sacrifícios e holocaustos”.

Hoje ainda há pessoas que acham que compram Deus quando são ritualistas e dão ofertas, mas isso não é suficiente para que Deus nos acolha bem, pois Ele quer um coração justo e feliz. Deus quer culto com sinceridade e mudança de vida de cada pessoa que o adoram. (cf. Os 6,3-6)

Na carta aos Romanos tem essa grande exorta através do exemplo de Abraão. O que fez de Barão ser um grande exemplo não foi as obras que ele fez, mas a atitude de fé e confiança a Deus. Ele aderiu a Deus por completo até que atendeu o pedido de sacrificar seu único filho Isaac, mas Deus não permitiu isso, pois atestou que ele era fiel aos propósitos divinos. (Rm 4,18-25)

O evangelista Mateus narra a atitude de Jesus com os pecadores. Ele narra o episódio com Mateus, um cobrador de impostos que era excluído pelos seguidores da religião de modo externo. Jesus o acolhe e pede para segui-Lo. Mateus aceita devido ao modo que Jesus fez o convite.

Ele oferece um jantar ao Mestre junto com todos os seus amigos convidados. "Sentar-se à mesa" com alguém significava estabelecer laços profundos e familiares com essa pessoa.

Os fariseus, cumpridores de ritos religiosos, criticaram Jesus por ele estar com os pecadores públicos. Jesus responde dizendo: "São as pessoas doentes que precisam de médico...." E, citando palavras de Oséias, afirma:  "Eu quero misericórdia... e não sacrifícios. Por que Jesus age assim.

Sabemos que quando um pecador se arrepende ele muda de vida por completo enquanto os falsos religiosos se acham perfeito por praticar a religião e não são capazes de mudar de vida e são verdadeiros hipócritas. Deus que conversão, misericórdia e ter uma vida de compaixão. (cf. Mt 9,9-13)

Que esta liturgia nos faça pessoas novas convertida e cheio de amor a Deus e aos outros em atitude perdão, misericórdia, compaixão e partilha de bens para os que mais precisam.
tudo por Jesus, nada sem Maria. Servus Christi semper. 
Jose B. Schumann

Nenhum comentário: