ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 3 de junho de 2023

SANTÍSSIMA TRINDADE, COMUNIDADE PERFEITA

SANTÍSSIMA TRINDADE, COMUNIDADE PERFEITA



Neste Domingo estamos celebrando a Festa da Santíssima Trindade. É bom lembrar que esta festa não é para nós ficarmos procurando decifrar o que ela representa através  dos nossos conhecimento e da nossa razão. A Santíssima Trindade é um Mistério para ser adorado, pois é um Deus em três Pessoas distintas.

O objetivo é para que possamos purificar a ideia que possamos de Deus. Deus é amor em comunidade perfeita. Um amor solidário e em comunhão de três pessoas.

Deus nos cria nesse mistério de amor. E nós devemos comungar com Ela. Estar com Deus é mergulhar com a nossa finitude em infinito que nos abarca por completo. A nossa humanidade não é suficiente para entender a Trindade, é pela graça que Ela vem até nós, nos revelando plenamente. Durante a história da nossa salvação, esse mistério vai se revelando e nós vamos entender completamente e sem dúvida. Hoje entendemos melhor porque Cristo nos revelou Deus Pai e o Espírito Santo Nele.

 No livro do Êxodo, temos a Revelação de Deus a Moisés. A iniciativa é de Deus e Ele vai ao nosso encontro. O ser humano, pela desobediência, se afasta de Deus, perde a comunhão. Mas Deus faz a aliança conosco. Deus é amor e misericórdia. Ele nos perdoa sempre e renova aliança e caminha conosco. Deus é fiel sempre, apesar da nossa infidelidade. Deus nos ama muito. (cf. Ex 34,4b-6;8-9)

Na Segunda Carta de Paulo aos Coríntios nos recorda e nos dá a certeza que Deus está sempre próximo de nós. Ele nos dá a graça, a paz e comunhão que nos fazem sermos seus filhos que caminham rumo ao céu. A missa sempre repete isso: "A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco".  Estamos reunidos na trindade santa sempre. 

Não devemos esquecer nunca que cada pessoa da Trindade tem um função específica, assim podemos dizer: o Pai tem a iniciativa de fazer um Plano de Salvação para nós; o Filho tem a missão de realizar esse Plano e dando-nos a Salvação na Cruz e O Espírito Santo é amor entre o Pai e O filho que vem até nós, infundindo em nosso ser esse amor que nos ajuda a sermos melhores a cada dia. Isso acontece no nosso Batismo.(cf. 2Cor 13,11-13)

O evangelista João nos fala que Deus nos amou muito por isso nos deu seu filho  e ele foi obediente ao seu plano de amor para nos salvar e Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz. Jesus não veio para julgar-nos mas para nos salvar do pecado. Devemos crer que é a condição de termos a salvação Nele na força do Espírito Santo em Deus Pai. Se o acolhemos, seremos  salvos. se não já seremos condenados a graça Dele.

 Assim Deus nos dá a vida e no Batismo temos a Trindade que age e nos tornamos assim um Templo Sagrado. Temos um Deus Trino que devemos adorar, amar e imitar para sermos santos como Deus é.(cf. Jo 3,16-18)

Esta liturgia nos ajuda a vivermos em comunhão com a Trindade Santa e ainda buscando a santidade de vida na vida de comunidade cristã que estamos inseridos no amor fraterno, na solidariedade, na partilha que nos ajuda a sermos irmãos e irmãs de fatos de todo.

 Tudo por Jesus nada sem Maria.

Servus Christi Semper.

Jose B. Schumann Cunha
Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: