ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 25 de novembro de 2023

Cristo é o Rei do Universo

 Cristo é o Rei do Universo


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o Domingo do Cristo Rei. Aqui encerra o ano litúrgico da Igreja. Foi uma caminhada de fé na nossa história da Salvação. Celebramos durante o ano todo os grandes mistérios da nossa fé e tudo se culmina em Cristo.


A liturgia bíblica deste domingo nos faz conhecer o Rei e o seu reino. Jesus veio ao mundo semeou a semente do Reino e que os seus discípulos ajudaram a construir a história da salvação que se finaliza no tempo certo, concluindo um mundo definitivo onde o mal e a morte não tem poder.

Jesus é Rei como grande pastor de ovelhas que cuida e zela para ela tem o que comer e é saciada com águas cristalinas. Jesus é soberano tem a realeza no serviço ao humildes e pobres principalmente. Jesus é também o Juiz justo, sabe quem é bom e mal de falto, pois seu julgamento é sem nenhuma parcialidade.

Assim vamos entender melhor. No livro do Profeta Ezequiel denuncia os maus pastores que exploram, roubam e abusam do povo. Infelizmente conduziram por maus caminhos, a morte e desgraça. Culmina-se com o exílio e o final de Jerusalém. Mas o profeta consola o povo que vai ter um bom pastor que libertará de todo e a conduzirá novamente a terra prometida. Todas as ovelhas despesas vão ser reunidas por este Pastor. Agora que esse pastor é Jesus, somente Ele é capaz de reunir todas a lugares que dão vida em abundância. (cf. Ez 34, 11-12.15-17)

O Salmo 23 nos mostra que a ovelha confia no seu pastor, pois nele encontra a paz. A vida e a segurança. O Senhor é o bom pastor que sempre protege as suas ovelhas do perigo dos maus. (cf. Sl 23)

Na Primeira carta de Paulo aos Coríntios nos mostra Jesus rei soberano que venceu a morte na Cruz, doando-se plenamente. O senhorio universal de Cristo se dá na sabedoria e realeza do Cristo ressuscitado. Ele é a primícias de todos que morreram e que vão morrer ainda. Jesus é senhor da vida. (cf. 1Cor 15,20-26.28)

O evangelista Mateus nos Mostra Jesus o juiz justo que separa os bons dos maus. Sua justiça é imparcial. Jesus olha as atitudes das pessoas, e vê realmente os atos no amor, na misericórdia, no perdão, na solidariedade e partilha que traz ao outro a vida que todos têm direito.

Quem pratica o bem verdadeiro tem o prêmio da vida eterna e os demais se perderam nos seus atos de violência a, ódio e falta de perdão e amor. Jesus é Rei, seu trono é a cruz e a coroa é a de espinho e o gesto é de entrega total ao projeto de Deus que é resgatar o homem plenamente. Hoje nãos somos mais vagantes no mundo e quem segue Jesus realmente terá vida e abundância aqui e na eternidade. (cf. Mt 25,31-46)

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que esta liturgia nos ajude a ter Jesus como nosso Rei, Salvador e senhor, pois somente Ele nos dá a verdadeira felicidade que não se acaba. Única coisa que devemos fazer é estar com Ele sempre na forma de serviço aos que mais precisam. Ser cristão de uma Igreja de saída. Está em movimento e procurando ser uma pessoa que leva a boa notícia de Jesus que nos deu exemplo de serviço e ajuda aos que estavam marginalizados. Assim o mundo se transforma numa grande casa onde todos tem vez e voz. Viva Cristo Rei e que seja sempre dóceis ao Espírito Santo fazendo a vontade de Deus no mundo, na família e na Igreja. Amém

Tudo por Jesus, nada sem Maria. Servus Christi semper. Evangelium Christi ubique missionarius.

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: