ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 2 de dezembro de 2023

"O Senhor Vem!", vamos esperar com alegria

  "O Senhor Vem!", vamos esperar com alegria




Iniciamos hoje o novo  Ano Litúrgico (Ano B). Esses dois primeiros domingos do Advento são dedicados na expectativa da vinda do Senhor, sua segunda vida e agora gloriosa. Nessa espera nós celebraremos no 3º e 4º na espera do Natal, rememorando a primeira vinda Dele entre nós.

As nossas casas ficam bonitas, cheias de coloridos e luzes na alegria da espera. Devemos estar vigilantes para receber Jesus

No livro do Profeta Isaías (Is 63,16b-17.19b;64,2b-7) nos relata a súplica ardente do povo, pedindo um Salvador. É uma oração muito bonita e de confiança no Deus da vida.  O contexto era que o povo tinha vindo do Exílio desanimado e não se importando com o compromisso da Aliança. Então o profeta nos faz acordar a esperança para que fique acesa a lâmpada da Salvação e de um futuro melhor porque Deus sempre nos acompanha.

Aqui Deus é invocado como Pai e Redentor. Por que isso? O Pai é a fonte da vida familiar e o Redentor é aquele que é responsável pelo resgate do Povo Deus. Deus nunca nos desampara, pois Ele é fiel. Uma curiosidade: aqui é pela primeira vez que Deus é chamado de Pai. Enquanto nos evangelhos Jesus invocará Deus de Pai umas 184 vezes.

O término desta leitura nos mostra como Deus é oleiro e nós o barro que é trabalhado para formar o vaso nas mãos de Deus. Somos frágeis que merecem cuidado de Deus. Isso nos remete para o início da criação que Deus forma o homem através do barro e dá a ele um sopro de vida. Somos frutos do amor de Deus. Se mudamos na vida para melhor, isso é por causa de um coração novo que Deus dá e é através do nosso arrependimento e conversão a Ele. Uma nova humanidade ressurge no amor a Deus e ao próximo.

O salmo 80 nos relata uma comparação da nossa humanidade como uma vinha devastada que precisa da ação restauradora de Senhor para viver e louvar a Deus por todo bem que nos dá, desde o amanhecer até o anoitecer de um dia por vez em nossa vida.

Na carta de Paulo aos Coríntios em (1Cor 1,3-9) nos faz um apelo para que fiquemos na espera do Senhor que vem, vivendo e dando testemunho agradecido de tudo que Ele nos dá de bom. Devemos ser sempre gratos a Deus. Os dons são usados para o nosso bem e o bem comum. São os carismas a serviço da comunidade. Na humildade e no amor a Deus vamos colocá-los ao serviço de todos.

O evangelho de Marcos em (Mc 13,33-37) nos faz uma exortação pela vigilância constante para preparar a vinda do Senhor. Devemos estar atentos, fazendo o bem e vivendo o amor mútuo a Deus e aos irmãos. Sendo um profeta e mensageiro do evangelho de Cristo em todos os lugares. É um discurso escatológico. Na parábola do porteiro nos relata que o homem sai para a viagem e distribui as tarefas às pessoas e parte para a viagem. Aqui podemos nos remeter a Cristo que dá tarefas para nós cristãos e vai para o céu. A nossa missão dada por Ele é construir um Reino de amor e justiça entre nós.

Quem iniciou foi Ele nos deu exemplo para seguí-Lo. Os coordenadores e os padres são o porteiro de nosso tempo que devem estar atentos e animando as comunidades. Ser promotores da esperança. Jesus vai voltar um dia e essa é a nossa esperança. Tudo terminará com Ele para sempre. Devemos sempre estar em atitude de vigilância e essa é a tônica do Advento, tempo de espera do Senhor.

Vamos ao encontro do Senhor que chega e Ele é um Deus bom e juiz justo.

Que esta liturgia nos ajude a estarmos atentos, cuidar bem da nossa casa comum que é a terra, a nossa família, a nossa comunidade e tudo que nos foi dado. Sermos bons, compassivos, misericordiosos, partilhando os dons recebidos a favor de todos. Amém.

Feliz Natal! Tudo por Jesus, nada sem Maria. Servus Christi semper.

José B. Schumann Cunha Bacharel em Teologia.

Nenhum comentário: