ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Temos motivos para nos alegrarmos

 Temos motivos para nos alegrarmos

 


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, o Natal do Senhor se aproxima e isso nos causa alegria porque um Deus quis vir até nós na condição humana, assumindo tudo na humanidade menos no pecado. Esse Terceiro Domingo é o Domingo da alegria (Gaudete).

No livro de Isaías nos relata e nos declara a alegria do anúncio da salvação de Deus para nós. Isso é uma excelente notícia. Aqui o contexto é que o Povo de Deus está vindo do Exílio e agora sonha e esperança nova na sua própria pátria. Eles acharam que ia encontrar uma boa acolhida mas receberam frieza e hostilidade por partes daqueles que habitavam na terra. Sabemos que o profeta é a voz e mensageiro de Deus.

Que dá esperança para os que sofrem e a verdadeira libertação aos oprimidos. O povo recebe isso com alegria e renovação de Espírito. Podemos dizer que é novo Magnificat por causa da libertação de Deus. Como que hoje precisamos disso. Estamos aprisionados por ideologias e vícios que nos enganam de continuar no caminho do Senhor para as alegria que permanecem longe da opressão e da escravidão. (cf. Is 61,1-2ª.10-11)

 São Paulo na sua carta aos tessalonicenses nos faz uma exortação à Alegria. Devemos estar sempre alegres. Devemos orar sem cessar, dando graças a Deus sempre mesmo nas dificuldades e dos tropeços de nossa vida. Devemos estar abertos a graça de Deus para não escurecer o Espírito Santo que Deus nos deu no Batismo. Devemos ter uma vida moral e irrepreensível. Que Deus nos ajude a levantar e sair do mal. (cf. 1Ts 5,16-24)

 Alegria não é ir a algum lugar de festa passageira, mas a alegria é algo que Deus dá permanente a nós se estivermos com Ele sempre. O que faz termos essa alegria é ir ao encontro do Senhor que vem. É a confiança permanente em Deus apesar das nossas fraquezas. É ele que nos levanta e tira da tristeza. Se tivermos a alegria é sinal que Deus está conosco e em nosso coração.

 O evangelista João nos dá um motivo de termos a grande alegria. Ele nos diz que

"Já está no meio de vós Aquele que ainda não conheceis...". Jesus é a luz que nos ilumina para termos a vida plena. João dá testemunho da luz que é Cristo. Cada um de nós devemos querer e buscar essa luz. Só Jesus é a luz e João aponta para Ele. (cf. Jo 1,6-8.19-28)

 Infelizmente hoje o mundo nos quer enganar e não nos levava a verdadeira luz. Estamos marcados por um individualismo, interesses e desigualdades que nos deixam reprimidos e oprimidos sem a luz verdadeira que é Cristo. Há muitas ideologias religiosas, políticas e econômicas que nos deixam um vazio existencial. João reconhece que não é o Messias, nem um Profeta e nem Elias, mas um que aponta e mostra o caminho a Cristo. 

Ele prepara o caminho para Ele chegar a nós. Cada pessoa e cada coordenador, pastor e bispos devem mostrar Jesus ao Povo e não se mostrar como algo grande e ostentar poder.

 Jesus é o Senhor que vem na humildade e vem nos servir para que possamos sair da escuridão que não nos deixa caminhar. Aqui devemos nos perguntar: qual trevas que devemos abandonar? Qual prisão que devemos libertar e ainda qual vícios que nos deixam diminuídos e longe de Deus e dos irmãos.

 Que esta liturgia nos ajude a ter consciência da nossa missão de cristãos e seguir o exemplo de Cristo como orientador do caminho que leva a Cristo. Seremos pessoas novas e que o Natal renasça em nós uma vida nova com revestimento da graça. Que nenhuma tristeza e nem o mal que nos cerca seja motivos de nos desanimar nesse mundo Feliz Natal.

 Tudo por Jesus nada sem Marias. Servus Christi Semper.

 Jose B. Schumann

Nenhum comentário: