ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

O Sim de uma mulher nos deu um salvador

 O Sim de uma mulher nos deu um salvador




Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 4º Domingo do Advento e ainda na noite vamos celebrar a vigília de Natal. Aqui vemos Maria, a mulher por excelência. Ela é corajosa no seu sim a Deus e nos permitiu um Salvador viesse habitar entre nós, um Deus encarnado homem na simplicidade e pobreza. Ela é exemplo de fé que acolhe sem temer a Palavra do anjo.

Jesus quer estar conosco como Maria que recebeu ele no seu ventre. Ele com seu sim quer que cada um de nós tenhamos a coragem de dar o nosso sim a Deus sem temor.

As Leituras bíblicas nos falam dessa realidade e nós devemos crer e acatar com a nossa vida de comunidade, de família e no mundo. Devemos ser um Tabernáculo para acolher Deus como morador que nos ajuda a termos a verdadeira liberdade.

No livro de Samuel vemos Davi reconhecendo que mora no palácio luxuoso enquanto Deus fica numa tenda. A arca da aliança era o sinal da presença de Deus entre o Povo. Ele está num lugar simples debaixo de uma lona de pano. Então ele, Rei, deseja construir um templo magnífico para que a arca de Deus fique ali depositada.

O sinal que Deus quer foi o profeta Natã dizer a Davi :"Vai e faz tudo o que tens no coração, porque o Senhor está contigo..." e ainda Deus promete uma dinastia perene da qual nascerá o Messias que é o verdadeiro Templo. Deus é adorado na pessoa de Jesus, O nosso Salvador. (cf. 2Sm 7,1-5.8b-12.14ª.16)

Na carta aos Romanos temos esse hino de louvor a Deus, pois foi Ele que preparou para nós a salvação que foi manifestado em Jesus que hoje celebramos o último Domingo do Advento e a noite já celebramos o Natal do Senhor que se manifesta a toda humanidade como salvador, um Deus conosco. (cf. Rm 16,25-27)

O evangelista Lucas nos mostra que um Mensageiro vai a Nazaré e anuncia o plano de Salvação de Deus, mas espera o sim livre e gratuito para que Jesus possa habitar no seu seio e trazer para nós um grande presente que é o salvador. Seu sim a torna a nova arca da Aliança, a morada de Jesus preparada pelo próprio Deus da vida. Jesus é Rei e não como o povo esperava, ele é poderoso na humildade e serviço. Não terá palácio e nem ostentação. Jesus vem a nós como servo que serve a todos.

O anjo a saúda dizendo: "Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo.". Ele já estava cheio de Deus na força do Espírito, então ela acolhe com humildade para ser a Mãe do Senhor que salva. O natal é estar com o senhor, assim podemos celebrar o Natal de Jesus. Não na superficialidade mas na profundidade do nosso ser

A garantia é essa que anjo atesta: "O Espírito Santo descerá sobre ti... e conceberás e darás à luz um Filho...", e um sinal é nos dado com esse dizer: . sua prima Isabel conceberá um filho na velhice... "porque nada é impossível para Deus..."

Do nada foi feito tudo por Deus, agora Jesus vem a nós na força do Espírito a uma virgem que concebe Ele sem auxílio de homem. (Lc 1,26-38)

Que esta liturgia nos ajude a dar um sim e que ele seja pleno para que esse mundo tenha mais esperança, mais, vida, mais amor, mais perdão e mais misericórdia. Feliz Natal a Todos.


Tudo por Jesus nada sem Maria. Servus Christi semper.

Jose B. Schuman

Nenhum comentário: