ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 9 de dezembro de 2023

Uma Voz Clama para nossa conversão

  Uma Voz Clama para nossa conversão



Queridos irmãos e irmãs em cristo no batismo estamos celebrando o segundo Domingo do Advento. Hoje a voz de Isaías e de João Batista cai no nosso ouvido no apelo de conversão para a vinda do Senhor.

Toda liturgia de hoje clama para nós abrirmos o caminho para o Senhor que vem.

O livro de Isaías nos relata o anúncio da libertação. Ele consolo o povo no Exílio na Babilônia e nos conforta com o anúncio do perdão e nos mostra um caminho novo de vida e salvação para o povo que regressa a terra onde é a pátria do povo de Deus.

É um novo êxodo, que é uma jornada espiritual para novamente te fazer uma experiência na caminhada no amor e na bondade de Deus. É aliança restaurada pelo mensageiro que vem a frente anunciando esta boa notícia para todo o povo de Deus Tanto na Judéia como em Jerusalém. (cf. Is 40,1-5.9-11)

Na segunda carta de Pedro que anuncia um novo céu e uma nova terra. As pessoas da comunidade daquela como a nossa deseja e quer a parusia, que é a volta do Senhor. Ele nos exorta como devemos esperar esse grande momento, para isto devemos ser vigilantes. Essa vigilância é viver no dia os ensinamentos que Jesus nos deixou.

O modo de fazer isso é empenhar-se na construção do Reino de Deus já entre nós na justiça, no amor e na misericórdia. De fato o novo céu e uma nova terra surge entre os que vivem na vida o cristianismo autêntico. (cf. 2Pd 3,8-14)

O evangelista Marcos nos mostra João Batista que vem como precursor daquele que é Senhor. Essa missão de João Batista é de clamar a nossa conversão e mudança de vida. Deus veio até nós e através da boca dos profetas anuncia a libertação.

João no deserto, aqui o deserto é a onde Deus nos fala. A voz que clama no deserto nos leva a Deus que quer a nossa conversão para valer e mudar a nossa realidade de morte para a vida. João é o mensageiro que Isaías profetizou. Ele vem nos mostrar Jesus e para isso precisamos nos mudar de vida na conversão para Deus.

O caminho proposto por João é o da purificação e da nossa conversão de vida, isto quer dizer sair do estado de pecado para o estado da graça de Deus na nossa vida de família, de comunidade e no mundo. Que as nossas atitudes nos levam para a justiça, o amor, solidariedade, partilha e perdão. Um sacramento que devemos receber é o da Penitência que nos ajuda a reconciliar com Deus e com todos os irmãos de caminhada na fé.

Devemos ser sóbrios na vestimenta e na simplicidade de vida. João Batista é este grande exemplo para nós na preparação do Natal do Senhor. (Mc 1,1-8)

Que esta liturgia nos ajude a sermos convertidos e que nos preparemos bem para o Natal do Senhor como uma nova vestimenta que transpareça a nossa conversão de vida.

Tudo por Jesus Nada sem Maria. Jose B. Schumann

Nenhum comentário: