ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 30 de dezembro de 2023

Família é algo sagrado

 Família é algo sagrado


Queridos irmãos e irmãs, estamos nas oitava de Natal. Esse clima de festa da família que se reúne para celebrar o Natal do Senhor. E hoje neste domingo estamos celebrando a família modelo para nós, que é a família de Nazaré, Jesus, Maria e Jose. Jesus nasci numa família frágil e pobre como toda criança. Ele foi acolhido com amor e teve um carinha de mãe com amparo do pai adotivo José .

Por causa disso todas as famílias são queridas por Deus e são sagradas como foi a família de Jesus. Devemos nos esforçar para passar mais tempo com a família, dedicando atenção, amor e viver na fraternidade, isto é no amor e perdão recíproco.

No livro Eclesiástico nos chama atenção a obediência aos pais e honrá-los. Aqui é dar o devido valor aos pais e reconhecer a sua responsabilidade e ter atitudes corretas para com eles. Qual a recompensa se fizer isso é ter o perdão dos pecados, vida longa e atenção de Deus. Deus ama a fidelidade e o amor a Ele que é Pai bondoso. (cf. Sr 3,3-7.14-17)

A carta de Paulo aos Colossenses nos dá conselhos úteis para a família e para a comunidade. Assim está escrito: "Revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, de tolerância, de perdão recíproco". E dá ainda as recomendações aos pais, esposos e filhos. Se fizermos ganhamos graças e bênçãos de Deus. (cf. Cl 3,12-21)

No Evangelho de Lucas nos narra a presença da família de Nazaré, cumprindo a lei daquela época e assim fizeram a apresentação do seu filho primogênito no Templo de Jerusalém.

A identidade de Jesus é revelada pelos profetas, Simeão diante de Ana a profetiza do Senhor. Estes dois acolhem Jesus. Eles, mesmos anciãos, colocam os seus olhos no futuro. Reconhece em Jesus a ação libertadora de Deus no mundo através de Jesus. É a epifania de Jesus. Deus vai restaurar tudo, essa era esperança do Povo da chegada do Messias. Israel fiel é representado por esses dois personagens. Jesus é a luz que ilumina todos os povos. Jesus vai crescer em estatura, sabedoria e graças diante de Deus e dos homens. Maria percebeu que ler a Palavra, escuta-la e pôr em prática, tudo isso nos dá abundância de graça e faz bem a pessoa. (cf. Lc 2,22-40)

O sínodo que está acontecendo nos fala: "Guardai a Bíblia em vossas casas, lede-a, aprofundai e compreendei plenamente suas páginas, transformai-a em oração e testemunho de vida, escutai-a com amor e fé na liturgia. Criai o silêncio para escutar com eficácia a Palavra do Senhor e conservai o silêncio depois da escuta, porque ela continuará habitando, vivendo e falando-vos. Fazei que ela ressoe no começo do vosso dia, para que Deus tenha sempre a primeira palavra e deixai-a ressoar em vós à noite, para que a última palavra seja de Deus". (Sínodo dos Bispos).*A Palavra de Deus tem o seu lugar na vida de nossas famílias?

Devemos preocupar com a formação religiosa dos filhos enquanto são pequenos para ver a importância de ser fiel a Deus e a Igreja, assim como fez a família de Nazaré, levando Jesus ao Templo. Seremos assíduo a Palavra e a Eucaristia, vamos caminhar firmes na Fé em Cristo.

Que esta liturgia nos ajude a sermos fiéis a Deus e ter uma ótima relação com a família e com a comunidade cristã, procurando ser fiéis e coerentes na fé que recebemos no Batismo.

Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi Semper!!

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: