ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de dezembro de 2023

Uma Luz surge para toda humanidade

 Uma Luz surge para toda humanidade


Queridos irmãos e irmãs, a liturgia da noite de Natal nos dá uma grande alegria, pois nasce um menino de Deus que é a luz da salvação para todos. Deus nunca nos deixa sozinhos e nem abandonados. É a liberdade de nos voltarmos a ser filhos de Deus, pois esta dignidade foi perdida no jardim do Édem pelos nossos antigos pais.

Nas trevas da noite surge a luz que é Jesus nascido de uma mulher no lugar humilde. No livro de Isaías nos fala da chegada de um menino, vindo da descendência de Davi. Aqui se inaugura um tempo novo de alegria, paz e felicidade que não se acabam. É Deus conosco.

Assim está escrito: Isaías 9,1-6 :1. O povo que andava na escuridão viu uma grande luz, para os que habitavam as sombras da morte uma luz resplandeceu.2. Multiplicaste sua alegria, redobraste sua felicidade. Adiante de ti vão felizes, como na alegria da colheita, alegres como se repartissem conquistas de guerra.3. Pois a canga que lhes pesava ao pescoço, a vara que lhes batia nos ombros, o chicote dos capatazes, tudo quebraste como naquele dia de Madiã. 4. Toda bota que marcha com barulho e a farda que se suja de sangue vão para a fogueira, alimento das chamas.5. Pois nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado. O poder de governar está nos seus ombros. Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz.6. Ele estenderá seu domínio e para a paz não haverá limites. Sentado no trono, com o poder real de Davi, fortalece e firma esse poder, com a prática do direito e da justiça, a partir de agora e para sempre. O amor apaixonado do SENHOR dos exércitos é que há de fazer tudo isso.

O contexto era que as pessoas estavam em trevas da morte e violência, isso angustiava o povo, mas uma luz, um menino será enviado por Deus e desta maneira se restaura o trono de Davi que foi um Rei justo e o povo tinha saudade dele. Com essa vinda o direito, a paz e a justiça são estabelecidas, pois será governado por um Rei servidor. Jesus é essa luz que foi anunciada pelos profetas e vai derrotar a morte e o pecado de vez. O que é a Galileia oprimida? É a humanidade toda que sofre. Hoje estamos vivendo as novas galileias. O salvador não é de um só povo mas de todo povo que queira aderir a Deus verdadeiro.

Ao celebrar a noite do Natal é celebrar a esperança de um Deus que caminha conosco. É a segurança que não se acaba. É a certeza que Deus está ao lado dos pobres e oprimidos. Não há interesse escusos por parte de Deus salvador. Jesus não usa as estratégias dos poderosos e nem a força das forças das armas, mas um Deus que vem até a nossa humanidade, humilde de braços abertos. Um Deus que serve sem pretender nada, a única coisa que Deus quer que sejamos fiéis a Ele é caminhar com Ele. O projeto de Deus começa no Natal de modo simples e humilde e quem é Dele vai reconhecê-Lo na manjedoura.

Na carta a Tito está assim escrito: Tito, 2,1-5: 1.O teu ensinamento, porém, seja conforme à sã doutrina. 2.Os mais velhos sejam sóbrios, graves, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3.Assim também as mulheres de mais idade mostrem no seu exterior uma compostura santa, não sejam maldizentes nem intemperantes, mas mestras de bons conselhos. 4.Que saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a quererem bem seus filhos, 5.a serem prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a Palavra de Deus não seja desacreditada.

O que quer dizer para nós, a resposta é que devemos viver uma vida cristã coerente à fé que professamos. Essa luz de Cristo que temos pelo nosso batismo só é manifestada no agir da nossa vida. Como que seria bom se isso fosse de maneira geral vivido por todos, o mundo iria ser melhor.

O evangelho de Lucas assim está escrito em. (Lc 2,1-14):   1.Naqueles tempos, apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2.Esse recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. 3.Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. 4.Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, 5.para se alistar com a sua esposa, Maria, que estava grávida. 6.Estando eles ali, completaram-se os dias dela. 7.E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.* 8.Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. 9.Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. 10.O anjo disse-lhes: “Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: 11.hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12.Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura”. 13.E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: 14.“Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).”

Hoje se concretiza o que foi falado pelos profetas, uma esperança nova chega a todos. É a boa notícia da salvação. Em um lugar humilde de periferia nasce Jesus. Não havia lugar para Ele, mas uma manjedoura foi o seu trono. Jesus é o Rei servidor. Ele tem a missão de ser o Salvador, o ungido de Deus Pai. Ele veio nos ensinar a amar, a perdoar, tolerar e acolher a todos. Diante de Deus todos tem valor. Essa noite é de alegria para todos.

Que esta liturgia nos ajude a ter essa luz na nossa vida e ainda ser transmissor dela em todos os lugares. É possível viver e irradiar a luz de Cristo que veio até nós no Natal. Feliz Natal a todos.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: