ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 20 de janeiro de 2024

Devemos nos arrepender e mudar de vida para o bem

 

Devemos nos arrepender e mudar de vida para o bem




Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 3° Domingo do Tempo Comum. A liturgia nos chama para a conversão e mudança de vida do mal para o bem. As nossas ações devem ser dirigidas de acordo com a vontade de Deus e que as nossas obras sejam santificadas e é sempre para a glória de Deus trino.

No livro de Jonas temos o chamado de Jonas para ir a Nínive pela segunda vez. Assim o Senhor disse a Jonas: “Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. Assim Jonas fez, atendendo ao chamado de Deus. Se Nínive não mudasse de vida e não corrigisse a sua conduta, Deus ia destruí-la em 40 dias.

50 ninivitas acreditaram, fizeram jejum, vestiram de sacos e isso foi desde os superiores até o inferiores. Deus reconheceu a atitudes dos ninivitas e não castigou Nínive. (cf. Jn 3,1-5.10 ). Hoje Deus envia muitos sinais para que nós corrigirmos de rumos e pratiquemos o bem.

O Salmo 25 nos exorta assim: - Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!

São Paulo na carta aos coríntios nos fala que o tempo é breve. Aqui nos fala que devemos viver como se não tivéssemos preso em nada. Isso nos leva a ficar disponíveis a Deus para a nossa vida. O apego e busca de felicidade nesta terra nos afastam da eternidade onde a felicidade é perene e nunca se desfaz e nem decepciona. (cf. 1 Cor 7,29-31). O mundo passa e o tempo da terra se extingue como pó.

O evangelista Mateus nos chama para a conversão e mudança de vida, pois o Reino de Deus está próximo. A conversão e mudança de rumo são necessários para retornar no caminho do céu que começa aqui na terra. Jesus vê Pedro, André e Simão, que eram pescadores, então Jesus os chama para ser pescadores de homens.

Assim O seguiram. Ao longo Jesus vê outros, também os chama para ser discípulo Dele. Todos eles deixaram tudo e seguiram Jesus. Uns largaram a família e os seus pais para ficarem disponíveis a missão de evangelizar as pessoas para que o Reino Deus esteja já no nosso meio. Não se busca felicidade aqui a do céu que é nossa último bem. (cf. Mc 1,15).

Que esta liturgia nos ajude a sermos discípulos de Jesus, buscando as coisas do alto sem distrair com as coisas que passam. Devemos construir ponte para que todos possam se encontrar em Deus através do nosso testemunho de vida. Que a Igreja seja atenta e não se apegue ao poder, a ostentação e benecias do poder.

 

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

Missionários do Evangelho de Cristo sempre.

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: