ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 6 de janeiro de 2024

Devemos seguir a Estrela Luz que aponta para Cristo

Devemos seguir a Estrela Luz que aponta para Cristo


 


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo a Solenidade da Epifania do Senhor. Aqui termina o ciclo do natal. Nata é sempre a festa da família. Hoje Jesus é manifestado ao mundo como Rei através da visita dos Santos reis magos. Ele levaram mira, ouro e incenso.

No livro de Isaias nos fala a luz que chega a Jerusalém. E a gloria do Senhor cobre toda a terra. É uma gloria sem fim, todos caminha no clara dessa luz. Aqui fala dos grandes que chegam para visita o novo Rei nascido Jesus e assim está escrito: “Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.”

Aqui, o Profeta Isaias se refere a vista a Jesus que se encontra na manjedoura em Belém. (cf. Is 60,1-6)

No salmo 171 canta que as nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor! A sua realeza está fixada na justiça e julga com equidade. Ele vem em socorro dos pobres que são abandonados e os humildes os salvara. Deus vem socorrer os oprimido e pobre que estão nas mãos do mal governantes e das pessoas. Deus é fiel e justos para aqueles que o temem.

Na carta de Paulo aos Efésios, (Ef 3,2-3a.5-6) nos exorta para que tenhamos santo conhecimento das graças que Deus derrama sobre nós continuamente e que foi concedida no plano de salvação de Deus através do seu filho Jesus. Esse é o grande mistério que nos foi revelado. A nossa geração é agraciada pela presença de Cristo no meio d nós. Primeiro aos apóstolos e todos que abraçam a fé Nele. É o Evangelho que se estende a todos os recantos da Terra por meio da força do Espirito Santo. Devemos ser dóceis ao Espirito Santo que nos faz participar da Igreja, Sacramento do Pai.

O Evangelho de Mateis (Mt 2,1-12) anuncia que Jesus nasci em Belém no tempo que Herodes era o rei da Judeia, apareceu os reis Magos vindo do Oriente para visitar e dar presentes valioso ao novo Rei de Israel. O sina era uma estre que os guiava ao verdadeiro Rei. Essa notícia abalou o rei e toda Jerusalém. Foram pesquisar na escrituras o que falava a respeito disso.

E assim estava escrito: “Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.

Despiram do Rei que os recomendava se o achasse para vir avisa-lo. Deste modo partira. A Estrela apareceu novamente para os reis magos até chegar a Belém. Aqui é o interessante, a estrela não apareceu quando estava em Jerusalém. Isso significa que Deus não estava e nem apoia governantes maus. A Estrela volta a brilhar porque o novo Rei é bom justo e servidor que merece toda adoração. Jesus é Rei por mérito, pois Ele obedece o plano de Deus em tudo. Ele veio mostrar que a justiça de Deus é para aqueles a pratica na vida de comunidade, na família e na Igreja que Ele nos deixou para experimentar o seu amor e a sua graça na nossa vida. Em Belém, os reis magos entregam ouro que significa que Jesus tem a realeza, a mirra que significa o sofrimento que Jesus ia passar e incenso, pois Jesus é o cordeiro sacrificado aceito por Deus para nos salvar por completo no calvário. Jesus é o Rei servido amem.

 Que esta liturgia nos ajude a entender e seguir a verdadeira luz que é Cristo e ser a sua testemunha na fé, na vivencia na nossa vida de comunidade. Ser missionário do Evangelho nos habilita para ir ao Céu, começando na nossa jornada na terra.

Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi Semper!!!

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: