ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 14 de janeiro de 2024

ONDE ENCONTRAR JESUS

  ONDE ENCONTRAR JESUS



Queridos irmãos e irmãs, depois das festividades natalícias, a festa da família, agora inicia-se o Tempo Litúrgico Comum. Vamos deparar com o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos que vão estar com Jesus, e assim aprendendo a servir na construção do Reino de Jesus que está fundamentado na justiça, no amor, no perdão, na solidariedade e na partilha.

No primeiro Livro de Samuel, temos o chamado de Samuel e é no silêncio da noite que o chamado acontece de Deus a ele. O profeta se torna profeta porque ouve o chamado de Deus. Se escutarmos Deus, Ele nos chama para a missão. Deus chama pelo nome e dá uma missão para Samuel e assim acontece conosco. Interessante Deus se faz conhecer no silêncio e não no agito do dia a dia. É nesse ambiente que o chamado acontece.

Ele não reconhece a voz de Deus, mas com a ajuda do sacerdote Ele. Aqui vemos a importância do mediador que ajuda Samuel a escutar a voz de Deus que o chama. Deus chama Samuel quatro vezes e não deste. Samuel responde a Deus:  "Fala, Senhor, o teu servo escuta". Para ouvir a Deus tempos que está aberto a sua vontade. Deus quer que todos nós o escutemos. Deus chama sempre a todos como foi que aconteceu com Samuel. Mas é ́preciso está com o coração silencioso e atento ao chamado de Deus. (cf. 1Sm 3,3b-10-19)

Na primeira carta de Paulo aos coríntios, ele nos fala que tivemos o primeiro encontro com Cristo, isto foi no nosso Batismo. Assim o cristão torna-se templo do Espírito Santo. E não podemos profanar esse templo. Devemos nos corrigir e ainda se afastar de todos os vícios que nos deixam escravos deles e tornar uma criatura nova. Temos oportunidades sempre, pois Deus nos chama para sermos agraciado com a sua graça. (cf. 1Cor 6,13c-15a.17-20)

O evangelista João nos mostra que depois que Jesus foi batizado por João Batista e assim começou a missão pública de Jesus. O chamado inicia-se com belo testemunho de João Batista. Aqui percebemos que ninguém segue sozinho por seguir, mas tem que ter uma indicação. João Batista reconhece o Cristo como cordeiro de Deus e aponta para os dois discípulos André e Felipe.

Eles seguem timidamente e receosos, mas Jesus vai ao encontro deles e pergunta a eles : o que procuras? Eles respondem onde moras? Jesus fala: vinde e vede. Eles ficaram com Jesus o dia inteiro, o suficiente para levar a boa descoberta para outros discípulos assim foi para Natanael, eles falaram que encontraram o Cristo. Nós vamos encontrar Jesus através de convite de alguém. Deus usa intercessores. (cf. Jo 1,35-42)

Quando pergunta onde moras, isso quer dizer comunhão e intimidade e não teorias. Jesus se deixa conhecer através do diálogo. Vinde e vede quer nos dizer a simplicidade e intimidade de quem quer ser amigo de verdade.

Para seguir Jesus é preciso reconhecer quem é Jesus e isso é saber ouvir o seu chamado. Jesus é senhor libertador. Aqui vemos que Samuel entendeu quem estava chamando e prontamente respondeu. João Batista aponta a Cristo aquele que devemos seguir.

Os discípulos de João seguem a Cristo e são portadores de outros chamados. Devemos ser missionários do Chamado para que todos possam seguir Jesus que é o caminho, a verdade e a vida. Jesus não está nos palácios e nem em casas luxuosas ou templos, mas ele está na simplicidade e humildade do serviço aos mais necessitados de ajuda.

Que esta liturgia nos ajude a sermos seguidores de Cristo e assim podemos dizer que o discípulo de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador. Ser cristão tem que percorrer um caminho e cada dia se moldando na palavra de Deus e vivendo a eucaristia com todos.

 Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper!!!

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: