ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 30 de março de 2024

O sepulcro está vazio, Jesus não está lá mais

 O sepulcro está vazio, Jesus não está lá mais




Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é dia de alegria Jesus não está mais lá. A pedra que tampou o sepulcro foi rolada. Jesus sai brilhante. A noite deu lugar para a luz do ressuscitado.

O fracasso da morte não consegue deixar preso o Cristo que sai vivo vitorioso com as marcas da crucificação. As mulheres corajosas foram de madrugada, pensativa e pensando quem iria rolar a pedra para que elas pudessem colocar aromas no morto Jesus. A escuridão da tragédia que estava no seus corações ficaram surpresas e radiantes vendo que a pedra estava deslocada. Mas não viram Jesus. O espanto que foi diminuído, porque Jesus aparece e diz a Maria vai avisar os discípulos que vou encontrar com eles na Galiléia onde tudo começou.

Celebrar a Páscoa é vivenciar a vitória de Cristo sobre a morte, é derrubar as pedras no chão para que nunca ferir ninguém. Elas não podem ser obstáculos para prosseguirmos. As pedras devem ser as bases de um edifício que traz segurança e abrigo aos que nada tem.

Jesus está vivo e quer que participemos da graça da vida eterna que ele trouxe para nós.

Desde a criação, Deus nos preparou um mundo excelente e bom, mas com o pecado dos nossos antigos pais trouxe a morte e o sofrimento. Com o decorrer da história da salvação que Deus preparou desde os tempos antigos. Deus nos ensinou que devemos estar unidos a Ele. Infelizmente a humanidade deu as costas a Deus, mas o amor de Deus é infinito e a sua misericórdia ultrapassa ao entendimento humano, e assim Deus manda o seu filho único nascido de uma mulher obediente e cheia do Espírito Santo, Maria.

Ele se despojou da sua condição divina e assumiu a nossa humanidade menos no pecado. Mostrou-nos que o amor e o bem prevalecem e que o mal deve ser extirpado do nosso meio. O mau da injustiça, da guerra, da violência, da fome, da desordem social e moral, das doenças etc.

Hoje é páscoa. As pedras devem ser substituídas pelas flores que encantam os nossos corações, as inimizades sejam desfeitas e nelas as amizade e as concórdias sejam laços profundos que não desamarram nunca, é a vida que ganha força.

A força da solidariedade, do perdão, da compreensão do acolhimento das diferenças e da comunhão devem estar presentes na nossa convivência social.

Quarenta dias preparamos para que este dia seja de júbilo e de compromisso missionário. Vamos com coragem levar a boa nova da Páscoa para todos. O sofrimento se torna suave nas chagas de Cristo. A miséria dos pobres devem ter ecos nos corações humanos para que possamos partilhar o nosso alimento. Que a nossa missão evangelizadora abre caminho para todos e que as exclusões sejam algo que não devem existir mais entre nós.

A luz do Ressuscitado deve ser o motivo de nossa meta. A luz de Cristo ressuscitado deve nos contagiar e nos levar a uma nova vida com a veste da graça do ressuscitado em nós. Hoje cada um deve ressuscitar a vida da graça, da esperança e do amor para que a missão que temos que fazer em resposta ao nosso Batismo. É acender a luz de novo do entusiasmo de ser padre, de ser cristão, de ser bons esposos, bons filhos, boas mães e pais.

Deste modo o mudo se renova na vida das aves, nas árvores, das águas cristalinas e de tudo que existe cante a vida em um aleluia sem fim. Amém

Que esta liturgia seja a oportunidade de sermos novamente agraciados pela graça do Ressuscitado e que possamos viver bem o nosso batismo. Que a Igreja seja radiante do amor serviço com todos fazendo bem a sua parte neste grande edifício que somos todos formados a ser.

Aleluia, Jesus está vivo e não morre mais. Feliz Páscoa.

Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper! Jesus vivit. Surrexit, aleluia!

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: