ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de março de 2024

Um Rei que entra montado num Jumento

 Um Rei que entra montado num Jumento



Queridos irmãos e irmãs, estamos entrando na semana maior, que é a semana santa. Vamos fazer memória da última semana de vida de Jesus. Jesus sendo filho de Deus entra na cidade mais importante, Jerusalém, montado em um Jumento. Ele é senhor, mas se mostra como rei servidor diferente dos reis e autoridades daquele tempo e de hoje.

A liturgia bíblica nos fala da profecia sobre Jesus referente a entrada em Jerusalém, a condenação injusta e a morte de Jesus, pena que hoje as pessoas estão desligando da religião, vivem no individualismo e sem sentimentos para os que sofrem. Devemos estar com Jesus. Seguir não como fogo de palha, mas estar com Ele, caminhando na via crucis, assumindo responsabilidade cristã.

Esse domingo é chamado de Domingo de Ramos e da Paixão de Jesus Cristo. Jesus entra glorioso na cidade de Jerusalém, um rei servido e humilde. Ele demonstra como deve ser o Rei de verdade. A procissão que vamos fazer juntos vai ser uma demonstração de fraternidade e amizade social. Coloco, nesta reflexão, algumas chaves de leitura para a Liturgia do Domingo de Ramos e que, também, nos ajudarão durante toda a Semana Santa.

Esse caminhar significa que estamos indo para a casa do Pai. Devemos procurar cuidar da casa do Pai, que é o mundo, pois se não o fizermos corremos o risco da exterminação de toda criatura nela existente.

A entrada em Jerusalém significa: triunfo, fidelidade, serviço, cruz, vivência em comunidade e partilha do amor, sofrimento e perdão mútuos. Jesus, certa vez falou e assim está escrito: Jesus se aproximou, e quando viu a cidade, começou a chorar. E disse: Oh! Se ao menos neste dia conhecesses o que te pode trazer a paz!” (Lc 19,41-42).

Para muitos é um ato social sem comprometimento. Os ramos que vamos levar estão verdes, mas com o tempo murcham e secam. O hosana em coletivo passa para o grito: crucifica-o ``. Os mantos estendidos ao longo da entrada são como forma de despojamento, mas Jesus vai ficar sem as suas como forma de maior desprendimento.

Hoje é assim. O que ocorreu em Jerusalém, muitas vezes se repetem: Inocentes são condenados injustamente e tiram toda sua liberdade, matam sonhos e vidas por uma ideologia de dominação. As autoridades daquela época viram em Jesus uma ameaça e um perigo, por isso o condenaram à morte, mas Jesus é um Rei não deste mundo, que pensa em autoritarismo e poder de ostentação. Não podemos deixar de ser manipulados pelos desejos das autoridades.

Devemos mudar o nosso coração, seguir realmente Jesus, ser profetas, estar ao lado dos que sofrem e passam fome. E ter coragem de seguir Jesus no caminho da cruz que nos leva à verdadeira salvação.

Jesus demonstrou no silêncio a audácia do mal, isto nos ensina como devemos agir diante da atrocidade dos maus. A quaresma nos propiciou momentos de reflexão para mudar o nosso comportamento desumano diante de um mundo que grita mais amor, perdão e misericórdia.

Jesus viveu momento difícil como a violência a ser torturado, a traição de um discípulo, a negação e abandono dos discípulos, mas teve o consolo da sua mãe e de algumas mulheres com discípulo amado João no mento da cruz e da sua morte no calvário.

Jesus pede que afaste o cálice, mas aceita na obediência ao Pai, sabendo que Ele está Junto Dele. Na Cruz sente a solidão e pergunta ao “Pai por que me abandonaste” e se entrega “tudo está consumado”. Ainda solidariza com os humanos e pede ao Pai que os perdoe porque eles não sabem o que fazem. E crê na providência de Deus dizendo: “Pai em tuas mãos Eu entrego meu espírito”. Assim algo diferente vai acontecer após três dias. Deus Pai não O deixará no sepulcro. A humildade é símbolo da nossa obediência, assim como Jesus fez.

A nossa obediência aprendemos ouvindo a Palavra, participando da eucaristia e tendo uma vida social na comunidade.

Que esta liturgia nos ajude a sermos coerentes no seguimento de Cristo. É ser um discípulo que esteja no mundo, lutando contra toda a injustiça, partilhando o pão da vida com todos. É fazer a experiência do Cristo obediente até a morte na cruz. Amém!

Tudo por Jesus , nada sem Maria! Servus Christi semper!!!

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: