ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 29 de março de 2024

Ser cristão deve ser humilde

  Ser cristão deve ser humilde




Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje celebramos a  quinta-feira santa e neste dia houve o lava-pés com a instituição do sacramento da eucaristia.
Jesus antes de ir para o calvário, ceou com os doze apóstolos. Durante a ceia, Ele lava os pés dos discípulos. Ele sendo senhor demonstrou a humildade de servo. Com esse gesto deu-nos exemplo como devemos ser.

Ser cristão e é ser um novo cristo nas relações humanas. A igreja deve espelhar no nosso Papa Francisco que, mesmo sendo o maior líder da Igreja, se faz humilde, lavando os pés daqueles que são recolhidos no presídio. Isso é serviço. Devemos ser a Igreja do povo. Ser humilde é estar à disposição de Deus nos pobres e marginalizados como são os presos. Ser pobre é ser humilde. Jesus nos acolhe no perdão e na misericórdia.

O papa Francisco celebrou a cerimônia do Lava pés no presídio feminino em Roma e assim ele disse aos presentes: "Mas Jesus perdoa tudo. Jesus perdoa sempre. Só pede que nós peçamos perdão. Certa vez, ouvi uma velhinha, sábia, uma velhinha avó, do povo... Ela disse assim: 'Jesus jamais se cansa de perdoar: somos nós que nos cansamos de pedir perdão'. Peçamos hoje ao Senhor a graça de não nos cansarmos. Sempre, todos nós temos pequenos fracassos, grandes fracassos - cada um tem a sua própria história. Mas o Senhor espera sempre por nós, de braços abertos, e jamais se cansa de perdoar."

Esse gesto de Francisco repete o que Jesus fez. Jesus sendo Deus não rejeita ninguém que se aproximou dele, mesmo sendo pecador, mas na presença de Jesus a pessoa mudava. Isso acontecia através da fé da pessoa Nele. Jesus sempre dizia tua fé te curou.

O Papa nos fala do serviço e despojamento e assim ele começou lavar os pés das detentas, sem discriminar, beijando em seguida. Assim o Papa falou: “Agora faremos o mesmo que Jesus fez: lavar os pés. É um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer, todos nós, na vocação do serviço.”

O mundo precisa sair da redoma de achar que são perfeitos e quer relacionar apenas com os perfeitos da sociedade e  discrimina os que erram. Infelizmente isso acontece no nosso meio. O ódio, a falta de perdão e a violência das minorias de nossa sociedade se fazem presente e vão à contramão do que Jesus fez e demonstrou com fatos. Muitas vezes achamos que somos melhores e imaculados nesta sociedade capitalista excludente dos pobres e marginalizados. Jesus está no mendigo, no preso, no pobre que grita por ajuda humanitária. Devemos partilhar o pão da vida e o pão material do trabalho e saciarmos a fome de milhares.

Se quisermos  ser coerentes devemos revestir uma nova roupa da humildade, da tolerância, do amor e do serviço a todos, principalmente aos mais pobres.

Que esta liturgia nos ajude a sermos transformados para que na celebração da entrega de Jesus na cruz que traz a salvação ao mundo que quer mudar e ser diferente nesta sociedade de ostentação e de poder.

Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi Semper.
Jose B. Schumann

Nenhum comentário: