ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O que dizem os outros de mim

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Jesus pergunta o que dizem os outros de Mim aos seus discípulos. Mas esta pergunta não é para saber o Ibope que Ele tem, mas é uma verificação se a sua mensagem salvadora e restauradora está sortindo efeito no homem e na mulher. Pois, a mensagem de Cristo é a novidade que transforma, muda, renova o ser humano por inteiro. Jesus quer saber também a opinião dos seus seguidores. Isto é, o que eles pensam d'Ele também.

Então Pedro faz uma profissão de fé dizendo que Ele é o Messias prometido. Então Jesus mostra como é o Messias, pois Ele vai sofrer muito e morrer na cruz, sinal de amor e doação à humanidade. Os discípulos não entendem isso e nem Pedro. Jesus o repreende e até pede que se afaste d'Ele, pois esta não é a vontade de Deus para Jesus (Cf. Mc).

Ele será obediente aos planos do Pai até o fim. É o servo sofredor profetizado por Isaías (Is 50, 5-9). Deus quer que cada um assuma sua cruz, renuncie a si mesmo e siga Jesus (Cf. Mc 8, 34-35). Renunciar significa não se apegar a uma vida fácil, presa excessivamente a bens materiais, sem compromisso com os mais fracos, com os sem vez e nem voz.

Seguir Jesus é praticar as obras sem nenhum interesse, desgastar-se pelo outro. Ter uma Fé que se torne visível nas boas obras (Cf. Tg 2, 14-18). Cada vez que o bem é feito é Deus sendo louvado e o mundo se tornando mais humano.


In corde Jesu et Mariae persemper!

No Coração de Jesus e Maria para sempre!

José Benedito Schumann Cunha é teólogo. Tem 52 anos. É engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia.

Nenhum comentário: