ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A partilha é sinal de amor

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus, desde a eternidade, é puro amor. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, três pessoas distintas num só Deus. Desde sempre, a Trindade é amor. Deus cria o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Permite a eles uma comunhão Consigo. Mas eles não souberam vivenciar esta comunhão: desobedeceram a Ordem Divina e perderam a condição verdadeira da sua existência. Pecaram e diminuíram a sua dignidade de filhos de Deus.

Deus é Amor e quer salvar o ser humano, e assim partilha a História da Salvação com a humanidade. O Seu Amor é tão grande que envia um anjo e pede permissão a Maria. Esta mulher deixa o autor da vida fazer morada entre nós. Aí está um gesto de doação, de verdadeira partilha. O "Agir de Maria" e o "Agir de Cristo" se confundem porque são Gestos de Amor.

Jesus no ensina que a verdadeira partilha é ter um coração compassivo, generoso e doador de vida. A Vida se torna Plena em Cristo quando nos entregamos de modo total na Cruz. Pela cruz, chega-se à Luz da Ressurreição. Assim somos mais que vencedores, porque Cristo é tudo em todos.

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


José Benedito Schumann Cunha é teólogo. Tem 52 anos. É engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia.

Nenhum comentário: