ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Seguir de perto Jesus é ir mais além...

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Certa vez, um jovem, chegando perto, ajoelhou-se diante de Jesus e lhe fez uma pergunta: Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna? (Cf. Mc 10, 17). Esta pergunta nós fazemos a Ele também em oração. Lá, no Evangelho de Marcos, Jesus responde ao jovem: Você me chama de Bom, pois só Deus é BOM (Cf. Mc 10, 18). Desta resposta de Jesus, podemos concluir que Jesus é reconhecido pelo jovem que Ele é Deus.

Então Jesus ainda pergunta se ele conhece os mandamentos de Deus e o jovem prontamente responde que sim. Desde criança, já os observa e os vive. O conhecimento dos mandamentos de Deus corresponde em obedecer e pô-los em prática. A observância deles traz vida para si e para os outros, porque vivencia o amor, a justiça, a partilha e o respeito.

Mas, para Jesus, é preciso um passo a mais, ir além, ser despojado e tonar-se servidor dos outros. Jesus o quer entre os doze e dá uma opção: vende tudo e dá aos pobres e depois vem e segue-me como os demais. Mas ele não quis, porque ele é apegado, porque é muito rico.

Quem segue mais de perto Jesus não precisa preocupar com o amanhã. Deus providenciará tudo. Isto pode ser verificado quando Pedro interpela Jesus dizendo: nós largamos tudo, família, irmãos, amigos, casa e lhe seguimos. É uma atitude natural, até para os dias de hoje, quando temos muitas coisas que aparentemente nos dão segurança e nos deixam paralisados para o serviço dos mais necessitados materialmente e espiritualmente.

Mas o que vai nos encorajar para o serviço do Evangelho e o que encorajou os apóstolos foi o que o Senhor Jesus afirmou: "Em verdade, eu vos digo... quem tiver deixado casas, irmãos irmãs, mãe, pai, filhos, campos por causa de mim e do Evangelho receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mãe, filhos e campos com perseguições - e no futuro, a vida eterna” (Cf. Mc 10, 28-30).

Assim, podemos ser missionários do Senhor na certeza que Ele é fiel e está conosco sempre.

In corde Jesu et Mariae persemper!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: