ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Maria, mãe dos sacerdotes

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Estamos próximos da celebração da Festa da Nossa Padroeira do Brasil - Nossa Senhora Aparecida. Em toda parte do Brasil existe comunidade dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Nós estamos no Ano Sacerdotal e Maria é a mãe dos sacerdotes. Sabemos que o grande Sacerdote é Cristo. Existe uma relação profundamente enraizada no mistério da Encarnação. Deus, amando muito o mundo, enviou o seu Filho Jesus para salvar o mundo.

Deus envia, contempla o mundo com os olhos humanos e pede licença a uma mulher que estava aberta à graça. Deus respeitou a liberdade do ser humano e precisou do sim de Maria. Quando Deus decidiu se tornar homem no seu Filho, ele precisava do "sim" de uma criatura livre. Deus não age contra a nossa liberdade. E sucede uma coisa verdadeiramente extraordinária: Deus se faz dependente da liberdade, do "sim" de uma criatura, espera este "sim".

São Bernardo de Claraval, em uma de suas homilias, explicou, de modo comovente, este momento decisivo da história universal, quando o céu, a terra e o próprio Deus esperam a palavra desta criatura - Papa Bento XVI em 12 de agosto de 2009. O verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14-16).

Deus é fiel e cumpriu a promessa feita a Abraão. Deus enviou o seu filho amado (Mc 1, 11). Cremos e professamos que Jesus nasceu da Virgem Maria em um determinado tempo histórico. Pelo Espírito Santo, podemos professar que Jesus é o Senhor, Filho de Deus. E nós somos chamados a anunciar Cristo que deixou a Igreja pela fé de Pedro. Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria.

Com a encarnação, a vida de Jesus, o sacrifício do Cristo e o sacerdócio caminham juntos e Maria está presente nesse grande mistério. Maria fica de pé na crucificação de Jesus. Ela contempla a cena dolorosamente. Ela se doa também a Deus entregando o seu filho. Jesus olha sua mãe e entrega-a a João Evangelista, sinal de que todos somos chamados a ser filhos dela e discípulos de Jesus.

Com Maria, em particular, todos nos tornamos filhos seus. A partir do Evangelho de João, quando Maria é levada para a casa do Evangelista, ela então se torna mãe de todos nós por vontade do próprio Cristo. Maria tem uma predileção aos sacerdotes.

“Maria os prefere, de fato, por duas razões: porque eles são mais parecidos com Jesus, amor supremo de seu coração, e também porque, como Ele, estão envolvidos na missão de proclamar, testemunhar e dar Cristo ao mundo. Pela própria identificação e conformação sacramental a Jesus, Filho de Deus e Filho de Maria, cada sacerdote pode e deve sentir-se realmente filho amado desta suprema e humilde Mãe" - Papa Bento XVI em 12 de agosto de 2009.

O Santo Cura d'Ars dizia: "Jesus Cristo, depois de ter-nos dado tudo que podia dar, quer ainda tonar-nos herdeiros daquilo que ele tinha de mais precioso, sua Santa Mãe". Que cada pessoa tenha a firme convicção de que Maria, chamada no Brasil de a Mãe Aparecida, cuida de cada um de nós, em especial, também dos sacerdotes. Que sejamos então sempre firmes na fé na alegria, na tristeza, na dor e no sofrimento, porque, por Maria, estamos sempre com Jesus. Amém!

Nossa Senhora Aparecida: rogai por nós!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: