ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 3 de outubro de 2009

A Palavra de Deus é séria

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Devemos ter muito cuidado ao ler a Palavra de Deus, pois, por ignorância, podemos fazer interpretação errônea e causar sério dano a si e aos outros. Assim precisamos estudá-la de modo sério para fazer uma interpretação segura. São Pedro nos alerta que "nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação" (2 Pd 1, 21). Jesus ensinava muitas vezes através de parábolas para as pessoas e a outros seres humanos revelava os mistérios do Reino de Deus, isto é, aos seus apóstolos que seriam depois os primeiros responsáveis pela transmissão da mensagem genuína da Palavra de Deus (Cf. Mt 13, 10-13).

Desde os tempos mais remotos, os apóstolos eram pessoas apropriadas para transmitir a mensagem de Deus ao Povo e a esse cabia ouvir em assembleia. Podemos chamar essas pessoas autorizadas de Magistério. Moisés, Josué, profetas e outros que tinham a incumbência de levar a Palavra de Deus ao Povo, dando conhecer a vontade de Deus. O Povo de Deus ouvia e refletia no seu coração. Jesus, antes de ir para o Céu, deu uma ordem aos seu apóstolos para ensinar ao povo tudo o que Ele ensinou. E quem acreditasse nos ensinamentos transmitidos estavam batizados na Trindade Santa (Pai, Filho e Espírito Santo).

Hoje, nós temos os sucessores dos Apóstolos para ensinar o Povo. Esses são preparados na Teologia e na Graça de Deus para que a palavra ensinada não seja deturpada e nem manipulada, porque a verdade de Cristo que ouvimos nos liberta e salva. Então, a sã doutrina deve vir da Igreja, isto é, do Magistério, para não cairmos no erro de abandonarmos a verdadeira fé. Ela vem pelo ouvido, pelo olho, pela letra (Cf. 2 Cor 3, 6).

Cabe aos que crêem, que formam o Povo de Deus, ouvirem esta Palavra. Nós, o povo de Deus, devemos estar atentos a ouvir a Palavra de Deus por meio do Magistério e das pessoas que o Magistério autorizam para não nos enganarmos, como já exorta Provérbios 26, 9: "Assim, como o espinheiro está na mão do bêbado, está a parábola na boca dos ignorantes".

A Bíblia, Palavra de Deus, anima toda a humanidade. Portanto sejamos ouvintes da Palavra de Deus transmitida pela Igreja e praticantes das suas orientações. Desse maneira, o mundo e as estruturas da sociedade contemporânea podem ser transformadas pela força da harmonia e da paz, sem violência e sem divisão.

Que a Graça de Deus seja derramada a todos.


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: