ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 4 de outubro de 2009

A família que Deus quer

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Ao lermos os primeiros capítulos do Livro do Gênesis que narram a criação do mundo, da natureza, da luz, da água, dos animais, dos peixes e répteis, enfim, de tudo o que foi criado por Deus e Ele disse que era bom todas as coisas, pensamos que, como tudo estava pronto, Deus cria o homem, mas como ele estava só, triste, então o Criador cria a mulher a partir do homem para que nenhum seja superior ao outro, tornando assim o homem e a mulher uma unidade.

Deus faz o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e que eles fiquem em comunhão entre eles e com Deus. Assim o homem e a mulher se completam para se ajudarem e para se amarem. Então eles se tornam uma só carne (Cf. Gn 1-2, 18-24). Em Hb 2, 9-11, recordamos sempre do Amor de Deus pela humanidade. Jesus, vindo ao mundo, solidarizou-se com cada um de nós, homens e mulheres. Ele partilhou da nossa humanidade, sofreu, deixou-se morrer na cruz para nos ensinar que a verdadeira vida está no amor-doação até as últimas consequências.

Assim cada família constituída pelo sacramento do matrimônio, que é o selo de Deus na união entre masculino e feminino, deve testemunhar o amor-doação, assumindo toda a responsabilidade de compromisso, entrega e doação, como é o Amor de Deus pela humanidade. Quando Jesus é perguntado por alguns fariseus sobre o divórcio permitido pela Lei de Moisés, em certos casos, Ele responde: Moisés permitiu por causa da dureza do vosso coração, mas, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher.

E ainda disse: por isso o homem deixará seu pai e sua mãe, encontrará uma esposa e os dois serão uma só carne. Portanto, o que Deus une, o homem não separa. Com esse ensinamento, podemos concluir que o homem e a mulher fazem uma aliança de amor e mergulham no grande amor que é Deus (Cf. Mc 10, 2-9). Cada vez então que o casal se ama e se completa, os laços de união se tornam firmes e indissolúveis. Dessa maneira, a família é querida por Deus e firmada em Cristo.

Na família, os filhos são as bênçãos que Deus dá ao casal. Os pais devem cuidar deles, educá-los e também não deve esquecer de levá-los a Jesus, que quer abençoá-los sempre como o próprio Jesus pede: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhe as mãos” (Cf. Mc 10, 14-16).

Que a graça de Deus seja derramada a todos.


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: