ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ver...

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O Evangelista Marcos mostra no seu Evangelho a caminhada de Jesus para Jerusalém. Nesse lugar, ele sofre, morre e ressuscita. Os discípulos de Jesus precisam ver e entender os acontecimentos que iam ocorrer com Jesus. Na estrada, um cego estava sentado e, ao ouvir o alvoroço, clama a Jesus dizendo: Filho de Davi! Tem piedade de mim! Então Jesus para, compadece com a cena e chama por ele. O cego joga o manto com moedas fora e vai ao encontro do Senhor.

Por causa de Jesus, o manto e o dinheiro que davam segurança à sua vida não eram mais preciosos. Então Jesus pergunta a ele o que está querendo. Imediatamente, o cego responde: Senhor, que eu veja! Jesus afirma: vai... a tua fé te curou. Assim, esse cego enxerga e também se deixa iluminar por Cristo e segue os seus caminhos e a sua filosofia de vida (Cf. Mc 10, 46-52).

Hoje, os nossos pecados ofuscam a nossa verdadeira visão do mundo. Eles não nos deixam ver as boas obras que existem no nosso meio e as outras que deixamos de fazer. Os nossos olhos se abrem quando cremos em Cristo, que é realmente o Nosso Senhor e Salvador. A sua cruz foi a demonstração maior do amor de Deus por nós. O sangue de Cristo derramado nos cura e nos faz ver. A graça é dada a todos e pela fé em Cristo somos salvos.

Assim reconhecemos que, a cada pecado que cometemos, crucificamos Jesus novamente. Com o nosso arrependimento, o coração de cada pessoa rejuvenesce na Cruz de Jesus. O cego do Evangelho, após a cura feita por Jesus, não fica parado. Ele aceita Jesus e segue os passos de Jesus, testemunhando-o que Cristo é verdadeiramente Deus. Seguindo Jesus, chegamos ao Pai no Espírito Santo que nos santifica.

O mundo se transforma, fica cristianizado na força da Palavra de Cristo, na partilha dos irmãos, na solidariedade dos povos e na vivência de comunidade em uma só alma e em um só coração. A luz sempre ilumina a humanidade na presença do Deus Amor-Doação.

In corde Jesu et Mariae, per semper!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: