ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 24 de outubro de 2009

Acolher é comunicar

por Maicon Deivison Pinto Tavares
maiconmissionariodapascom@yahoo.com.br

Muitas vezes, em nossas caminhadas de Igreja, não nos sentimos felizes por falta de um acolhimento do próximo. Muitas pessoas deixam de ir à Igreja porque lá não encontram alguém comunicativo. E saem de lá reclamando que a "igreja não é acolhedora". Nós temos que viver cada dia como se fosse o último da nossa vida. Não podemos esperar o acolhimento do outro, mas podemos acolher o outro através de uma simples comunicação, ou seja, através de um "bom dia", "boa tarde", "boa noite" ou até mesmo desejar a "A Paz do Senhor" para aquela pessoa que está ao nosso lado.

Temos mesmo é que parar de esperar o outro. Nunca se sabe se esse outro espera o mesmo de nós. Eu, particularmente, não fico nada chateado com a arrogância do meu próximo. Não deixem de ir às celebrações eucarísticas por causa da "cara fechada" ou do "autoritarismo" do outro. Este deveria dar exemplo de boa conduta. Somos humanos e falhos. Acredito que a comunicação é a chave para o acolhimento. Desde 2006, participava da missa na minha paróquia todos os dias.

Pensava que rezar era ser Igreja e hoje, através de uma boa comunicação, sei e vivencio a verdadeira Igreja, inculturada socialmente e em seus mais diversos problemas. Por isso, muitas vezes, opto por ir em uma reunião de organização popular a ir em uma celebração eucarística. Essa é minha decisão e minha espiritualidade neste momento. Com certeza, para muitas pessoas, orar é essencial, o que concordo. Contudo, sugiro que o ser humano reze com a mente e o coração abertos. Concentrar-se apenas em orações pode fazer a alma humana perder o sentido de realidade.


Maicon Deivison Pinto Tavares é estudante secundarista e missionário da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros.

Nenhum comentário: