ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Experiência do silêncio

Willian Nunes da Silva
willian.nunesdasilva@yahoo.com.br

O silêncio de si mesmo é uma forma de voltar para si próprio. Escutar o seu próprio eu, escutar o seu coração. Analisar os seus pensamentos, as suas falhas, erros e acertos, decisões, sonhos e realidades.

É como se voltássemos lá trás no ventre de nossa mãe e vivêssemos tudo novamente até o dia de hoje, apenas no silêncio do pensamento. No início, a gente tenta fugir de si mesmo, impedir que as lembranças venham, principalmente aquelas que nos fizeram sofrer - as perdas, as ilusões, as doenças e muitas outras recordações tristes.

Aí então é que vem a dor, as lágrimas, o arrependimento, a tristeza e a “solidão”. Esta então, por sua vez, leva-nos para o fundo do poço, ao escuro, como se a luz não existisse. A gente acha que vai explodir, que esse relato de si próprio vai nos destruir.

Então procuramos evitar conversar para não magoar e nem sair magoado, falando o mínimo possível, apenas o necessário, e também (ouvir), sim ouvir... ouvir o que não nos convém, o que eu não quero, não preciso, não devo ouvir.

Aí a gente para e pensa em Deus, em Jesus Cristo e na Virgem Maria e em uma forma de encontrar consolo. A gente começa a associar o nosso sofrimento com o deles, de forma diferente, mas como um exemplo deixado por eles mesmos para nos dar forças.

Sentimos assim o coração aquecido e uma imensa vontade de abraçar as pessoas que amamos. A partir daí, quando parecia não haver mais luz e esperança, é como se o sol acabasse de nascer com os seus raios sobre um botão de rosa molhado do orvalho da noite pronto a desabrochar.

Aí vem a vontade de encontrar, sorrir, viver... viver intensamente na graça, no poder e no amor d’Aquele que tudo me deu... viver a vida... viver o amor à vida... viver a fé na vida... viver a esperança na vida... com a certeza de que tudo posso n’Aquele que me fortalece.


Willian Nunes da Silva nasceu em 21 de agosto de 1989, em São Paulo (SP). Veio para Montes Claros no final de 2003. É vocacionado premonstratense e ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística. Participa da Pastoral Litúrgica da Comunidade São Francisco de Assis (Bairro Novo Delfino) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de MOC. Acompanha os trabalhos do Grupo de Oração “Aprimorando-se na Fé”.

Um comentário:

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...

Parabens por esse artigo. Acredito que brotou do seu coração. Cada dia devemos procurar Deus, Ele está sempre pronto para Nós que somos seus filhos. Deus te abençoe sua vida e sua vocação.
Abraço fraterno Teologo Schumann
jbscteologo@gmail.com