ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 22 de agosto de 2009

Hospital Alpheu de Quadros

Uma posição estratégica no atendimento de urgência
e emergência para o Norte de Minas Gerais


por Ricardo Soares de Oliveira
rickenfermeiromoc@yahoo.com.br

Em tempos de crise no sistema de saúde, seja por má conduta na administração de recursos públicos, ou até mesmo privados, seja pela falta de recursos adequados, pela demanda que aumenta a todo instante, sobretudo em tempos de Gripe A, falar de bons resultados nos hospitais, sobretudo 100% SUS [Sistema Único de Saúde] é quase impossível. Não é esse o caso do Hospital Municipal Alpheu Gonçalves de Quadros, mais carinhosamente chamado de Hospital Dr. Alpheu de Quadros. Administrado pelo Município de Montes Claros, o Alpheu de Quadros vem atendendo uma grande demanda, não apenas de Montes Claros, mas de várias cidades do Norte de Minas.



Com diversas especialidades, dentre elas Oftalmologia, pequenas cirurgias, atendimento a gestantes de alto risco, exames de alta complexidade como Ultra-Sonografia, Risco Cirúrgico, Raio-X, exame de biopsia de próstata guiado por Ultra-Som e, por último, a mais nova conquista daquela unidade: o serviço de Odontologia de urgência e emergência, especializado também em Odontologia Oncológica, ressaltando o Pronto Atendimento (PA) de Urgência e Emergência, que vem realizando inúmeros atendimentos aos mais diversos casos que procuram pelo serviço.

Montes Claros atualmente está vendo as portas de entradas de seus hospitais ficarem lotadas de pessoas à procura de atendimento. Há uma diversidade de fatores que contribuem para isso - a referência dos pacientes vindos do sul da Bahia, das cidades do Norte de Minas, do aumento, de fato, dos casos de urgência e emergência na região, a criação da rede regionalizada de urgência e emergência que evidenciou uma demanda até então camuflada pela ausência deste serviço, a falta de esclarecimento de algumas pessoas que procuram os hospitais para atendimentos menos urgentes, que poderiam ser resolvidos na sua unidade de saúde referenciada em seu bairro.

Único em Montes Claros com três médicos (dois clínicos, um pediatra) nos dias de pico na semana (sábado, domingo, segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira), com atendimento 24 horas todos os dias da semana em seu Pronto Atendimento para os casos de Urgência e Emergência, o Hospital Alpheu de Quadros tem apresentado números que o coloca numa posição extremamente estratégica, não apenas para Montes Claros, mas também para todo o Norte de Minas.

Totaliza em seu histórico, somente até a metade deste ano, quase 90 mil atendimentos (89 mil e 142), sendo estes quase 40% (32 mil e 910), apenas no Pronto Atendimento. Administrado pelo jovem Rodrigo Passos, aquela unidade se apresenta hoje como um Hospital (Pronto Atendimento), de fato, com o caráter profissional, que deve ser dispensado a toda unidade hospitalar, seja ela pública ou privada.

A forma de organização daquele serviço tem sido referência para toda a rede municipal, diga-se de passagem. Algumas ações simples, mas que fazem a diferença no quesito padrão de qualidade, como a criação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), a confecção de uniformes de trabalho, a identificação dos profissionais daquela unidade com devidos crachás, regularização da escala de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em breve, terá início a classificação de risco pelo Protocolo de Manchester, quando cada paciente que procurar este hospital receberá uma triagem e será classificado conforme o seu grau de necessidade, baseado num protocolo que vem apresentando bons resultados, como visto em alguns hospitais de Montes Claros.


Ricardo Soares de Oliveira, 34 anos, é enfermeiro. Formado em Filosofia, ele leciona na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Faz trabalhos voluntários na Pastoral do Menor da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e na Pastoral Catequética. É catequista da Perseverança e ainda vice-coordenador da Pastoral do Menor Arquidiocesana.

Nenhum comentário: