ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 7 de agosto de 2011

Deus sempre está com seu povo eleito

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo no Amor de Maria na intercessão de Santo Antônio...

Somos agraciados por Deus sempre e Ele nos abraça com o seu amor infinito por nós. A liturgia nos coloca dentro do mistério Pascal de Cristo. Em cada celebração que participamos, estamos firmes no encontro com Cristo na sua Igreja reunida no amor de Deus na força do Espírito Santo.

No Livro do Deuteronômio, vemos Moisés fazendo o povo perceber que Deus fez maravilhas ao seu povo, libertando-o da escravidão que se encontrava no Egito, onde se negava tudo ao homem e à mulher. Somente ao povo eleito, que quer ser fiel, Deus pode se revelar na sarça ardente, sem se consumir, na montanha sagrada onde deu os mandamentos.

Deus mostrou seu poder, como vemos a seguir: ou terá vindo algum Deus escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos?

Assim, queridos irmãos, Deus sempre está presente na nossa vida através de graças e prodígios, mas é preciso que nós sejamos fiéis a Ele no amor e na justiça para com todos. Precisamos seguir os mandamentos de Deus que leva vida em abundância e longa para todos (Cf. Dt 4, 32-40).

No Evangelho de Mateus, temos Jesus dizendo aos seus discípulos e a nós hoje que, para ser um bom discípulo e segui-Lo, é preciso renunciar a si mesmo e tomar a cruz. A vida de cada um de nós é feita de renúncia e assumir com coragem as cruzes da nossa vida. Isso quer dizer: necessitamos ser corajosos, perseverar no bem e buscar as coisas do alto que trazem paz.

Somos convidados a construir um Reino de Deus aqui, mas sem privilégios e opulências, mas de serviço desinteressado e de solidariedade aos pobres e excluídos deste mundo. Se houver alguém que precisa de nós, devemos estender a mão e ajudar sem esperar recompensa material, mas se colocar sempre à disposição de Deus. Quem nos recompensará é Cristo na sua vinda gloriosa. Também já podemos apalpar as graças que Ele nos proporciona.

Assim, viveremos abraçados no amor bondoso de Cristo, que é misericordioso e nos refaz sempre nas lutas de um mundo justo e fraterno entre nós, isto é, na comunidade, na família e na sociedade. Oxalá que todos nós possamos aproveitar o nosso tempo para viver como irmãos e irmãs num só coração na escuta da palavra, na partilha do pão e atentos aos ensinamentos do magistério da Igreja que são os seus apóstolos.

Que sejamos sempre estrelas que iluminam a todos que estão ao nosso redor (Cf. Mt 16, 24-28).

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 05 de agosto de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br
www.h2onews.org
www.buscandonovasaguas.com

Nenhum comentário: