ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quem é essa Mulher? Ela é a preferida de Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e queridas irmãs no Amor de Deus e na Graça de Cristo...

A Igreja celebra a Festa da Assunção de Nossa Senhora. Isso é um dogma de fé que deve ser considerado como verdade absoluta. Quem declarou esse dogma foi o papa Pio XII em 1950. Assim foi declarado. "É dogma revelado por Deus que a Imaculada Mãe de Deus, a Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial".

Se for ver a história da Igreja, vemos que esta FESTA da Assunção é bem mais antiga. No início, era a Festa da "Dormição" de Maria (não se fala de morte) e da transferência de seu corpo para o paraíso. Mas a Igreja de Jerusalém já fazia nessa época uma procissão ao túmulo de Maria.

No Livro do Apocalipse, vemos Maria, imagem da Igreja. Temos Maria como figura da Igreja que é gerada na dor de uma realidade nova e nela vemos a sua participação na vitória de Jesus Cristo que vence o mal. A mulher com doze estrelas na coroa em sua cabeça representa a comunidade das doze tribos de Israel. Agora essa Mulher é Maria, a mãe do messias (Cf. Ap 11, 19a; 12, 1-10ab). E como Maria participa na vitória de Cristo sobre o mal.

Na Primeira Carta aos Coríntios, Maria, é a nova Eva e Jesus é o novo Adão. Maria agora é sinal de uma esperança nova para humanidade, pois Jesus vai ser o Salvador da humanidade e nos faz sermos dignos do Reino de Deus. Se pensarmos bem, a Assunção é a certeza da Ressurreição (Cf. 1 Cor 15, 20-27).

O evangelista Lucas mostra Mara, a Mãe de todos os crentes, pois ela creu nas palavras do anjo referente à sua maternidade. Cheia do Espírito Santo, Maria encontra palavras de fé e de esperança, doravante todas as gerações a chamarão bem-aventurada!

Assim Maria é sinal da bondade de Deus para com a humanidade. Ela é a humilde serva de Deus que faz a vontade de Deus na sua vida e nos dá um grande presente que é seu Filho para salvar a humanidade toda (Cf. Lc 1, 39-56).

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 19 de agosto de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br
www.h2onews.org
www.buscandonovasaguas.com

Um comentário:

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...

corrigindo: O evangelista Lucas mostra Maria, a Mãe de todos os crentes, pois ela creu nas palavras do anjo referente à sua maternidade.