ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

“O Criador, desde o princípio, fê-los homem e mulher”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus 19, 3-12

Naquele tempo, alguns fariseus se aproximaram de Jesus e perguntaram para o tentar:

- É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?

Jesus respondeu:

- Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher?

E disse:

- Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne, de modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.

Os fariseus perguntaram:

- Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?

Jesus respondeu:

- Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher, a não ser em caso de união ilegítima, e se casar com outra, comete adultério.

Os discípulos disseram a Jesus:

- Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar.

Jesus respondeu:

- Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.

Queridos irmãos e queridas irmãs, no Plano de Amor em que Deus nos criou, nos propõe e nos incentiva a participar da sua glória no Jardim do Éden, o pecado não predomina. Mas o pecado, o erro nos deixa longe de Deus. Ele, na sua infinita bondade, vem nos salvar em um Plano de Amor Extremo.

Através da História da Salvação, Deus nos ensinou o caminho de volta através dos profetas. Por fim, Ele enviou o seu Filho não para nos condenar, mas para nos salvar do poder do pecado, nos deixando livres para aderir totalmente a Ele. Assim Ele nos envia graças e nos deixa a Igreja que administra sabiamente os sacramentos e nos ensina na Palavra de Deus como chegar ao céu através de uma vivência cristã coerente no mundo e aonde nós estivermos situados.

Segue o Comentário ao Evangelho do Dia feito pelo Beato João Paulo II (Ângelus, 06 de fevereiro de 1994)

Tal como tinha planeado desde o princípio, Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem. A Escritura diz: “Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher” (Gn 1, 27). É assim importante que compreendamos. No Livro do Gênesis, está a grande verdade: a imagem de Si mesmo que Deus pôs no homem e na mulher passa também através da complementaridade dos sexos. O homem e a mulher, unidos em matrimônio, refletem a imagem de Deus e são, de algum modo, a revelação do Seu amor. Não só do amor que Deus nutre pelo ser humano, mas também da misteriosa comunhão que caracteriza a vida íntima das Três Pessoas Divinas.

A Imagem de Deus pode considerar-se, também, a própria geração, que faz de cada família um santuário da vida. O apóstolo Paulo diz-nos que toda a paternidade e maternidade recebem o nome de Deus (Ef 3, 15). É Ele a fonte última da vida. Por isso, pode-se afirmar que a genealogia de cada pessoa tem as suas raízes no eterno. Ao gerar um filho, os pais atuam como colaboradores de Deus. Missão verdadeiramente sublime! Não nos surpreendamos, consequentemente, de que Jesus tenha querido elevar o casamento à dignidade de sacramento, e de que São Paulo se lhe refira como um “grande mistério”, pondo-o em relação com a união de Cristo com a Igreja (Ef 5, 32).

Se cada pessoa soubesse a grandeza de ser chamada família, construir um lar onde Deus tem lugar e vez, o mundo se tornaria bom porque Deus é bom. Na medida em que somos autênticos na pratica cristã, tudo se transforma para o bem de todos. Deus é amado nas suas criaturas e na pessoa humana. Tudo concorre para o bem de todos. Assim a paz reina, e o amor se faz presente na construção de um reino onde todos podem ter vida plena e com dignidade.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 12 de agosto de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br
www.h2onews.org
www.buscandonovasaguas.com

Nenhum comentário: