ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deus está presente na história humana

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo e abraçado no amor de Deus e de Maria...

Na nossa vida muitas vezes perguntamos onde Deus está diante de tantos sofrimentos e violências deste mundo. A liturgia nos permite estar em comunhão com o Deus da Vida. É no momento mais difícil da nossa existência humana que percebemos a presença de Deus que vem ao nosso encontro, nos dando força e coragem para continuar a lutar para um mundo melhor com justiça para todos.

A liturgia deste domingo nos permite ver a presença do Deus na vida das pessoas que querem estar em comunhão com Ele e com a missão. Deus sempre revela a nós sabedoria e nos dá o presente da sua graça redentora.

No Primeiro Livro dos Reis, vemos Deus que se revela a Elias, na BRISA suave. Temos o profeta cansado e perseguido de morte por Jesabel. Então Elias foge dele para o deserto a caminho do Monte Horeb, lugar onde Deus sempre revela aos seus. Ali Moisés já teve um encontro com o Deus da Libertação. O profeta imaginava que Deus viria nas manifestações violentas do tempo, mas, para sua surpresa, Deus vem através de uma brisa suave.

O nosso Deus não se apresenta para fazer espetáculo, mas assume a realidade do povo sofrido, trazendo esperança e liberdade. Deus fala ao profeta e ele ouve. Assim muitas vezes é na nossa vida. Deus quer nos falar, mas nos fala na imensidão do nosso silêncio, quando podemos comunicar com o Deus da Vida. Deus se faz na humildade e simplicidade do nosso coração.

É preciso entrar em comunhão com Deus e com os irmãos. Nada de correria e ficar atribulado com as coisas deste mundo que pode nos ofuscar para o amor de Deus e aos irmãos (1 Rs 19, 9a.11-13).

Na Carta aos Romanos, Paulo fala que Deus se revelou, oferecendo a todos uma Proposta de Salvação, mas o seu povo infelizmente a rejeitou. Hoje Jesus traz a boa notícia. Mas é preciso que O acolhermos para receber a graça da sua redenção que nos salva e liberta de todas as escravidões e do egoísmo que não nos deixa ser irmãos uns dos outros, principalmente dos que mais precisam de nós (Rm 9, 1-5).

No Evangelho de Mateus, Deus se revela na TEMPESTADE. Todo o seu poder de acalmar as intempéries da nossa vida é mostrado nesse trecho. Vemos Jesus enviando os seus discípulos para o outro lado do mar, enquanto ele fica orando no monte, lugar de encontro de Deus com a humanidade. Depois Ele vai ao encontro dos apóstolos andando pelas águas.

Há uma confusão entre os apóstolos sobre Jesus, pensando que era um fantasma que estava vindo a encontro deles. Mas Jesus fala (Mt 14, 22-33). E Jesus se identifica: "Coragem, SOU EU, não tenham MEDO". Mas Pedro o desafia: "Se és Tu, manda-me caminhar sobre as águas". Jesus aceita: "Vem!". Assim Pedro vai até Jesus, mas tem medo e pede socorro. Mas Jesus o repreende e dá a mão e o ajuda. Muitas vezes somos assim: sabemos que Deus está conosco, mas ficamos com medo e nos desesperamos. Jesus é o nosso irmão de toda hora e vem nos ajudar sempre.

Na barca com Jesus, tudo fica tranquilo e assim, quando estamos na Igreja de Cristo, sentimos segurança e paz e, desse modo, podemos construir o Reino de Deus já no nosso meio onde não vai faltar nada, pois Cristo vai estar em nosso meio.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 03 de agosto de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br
www.h2onews.org
www.buscandonovasaguas.com

Nenhum comentário: