ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Onde há o Amor, há o Pão Partilhado

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs...

A Eucaristia nos ensina a sermos fraternos e a partilhar o pão aos necessitados. É na mesa que aprendemos a lição do amor despojado aos irmãos e irmãs de caminhada. Não podemos nos acomodar na nossa vida individual, sem nos preocupar com os que mais precisam.

“Ao redor de uma mesa, acontecem fatos importantes na vida das pessoas, das famílias e dos povos... É momento de encontro, de fraternidade, de comunhão... Comunica-se a alegria de um nascimento ou de um casamento; fortalece-se a amizade, estabelecem-se contatos de trabalho e celebram-se ritos oficiais” (www.buscandonovasaguas.com).

Hoje a Igreja nos convida a sentar à mesa em que o Deus da Vida cuidou para nós. Aqui, Ele mesmo dá de comer aos famintos de Vida, de Justiça, de Amor, de Perdão e de Necessidade Material.

No Livro do Profeta Isaías, nos é mostrado que Deus convida o povo faminto e sofredor que estava no exílio para cear em uma mesa farta, e ainda gratuitamente. Como ele mesmo nos diz: "Venham matar a sede e comprar sem ter dinheiro, comer sem pagar, beber vinho e leite à vontade". Esse convite é extraordinário, pois Deus não deixa ninguém faminto e sempre está atento às necessidades primeiras do seu povo eleito.

Foi isso o que aconteceu naquele tempo para mostrar e dar ânimo ao povo que está para construir uma nova oportunidade na terra de origem. Agora, o Banquete é para todos, sem nenhum privilégio. Todos têm direito de comer, têm moradia, têm saúde e vida digna. Hoje Deus nos fala para que aconteça o mesmo entre nós. Não se pode excluir ninguém no Banquete da Vida (Cf. Is 55, 1-3).

Na Carta aos Romanos, nos é narrado o Hino ao Amor de Deus para com a Humanidade. Deus enviou seu filho não para alguns, mas PARA TODOS. Jesus convida TODAS AS PESSOAS para o Banquete da Vida Eterna. Não podemos ser exclusivistas e nem ser donos de Deus, aprisionados em um comodismo de uma religião que segrega os outros e, ainda pior, se achando os mais perfeitos que os outros. Não podemos ser juízes neste mundo, pois podemos julgar com olhos errados de uma situação que só Deus sabe da história, da cultura e de um modo de expressar a religião de um povo. (Cf. Rm 8, 35.37-39).

O Evangelista Mateus mostra Jesus agindo a favor de um povo faminto, dando-lhes o pão em abundância. Assim, cumpre-se a Profecia de Isaías. Cristo não deixa o povo ir embora com fome. Ele mesmo alimenta esse povo com dons que as pessoas trazem para a vida. Assim o Banquete da Vida acontece, pois onde há o amor existe o pão partilhado. Um povo numeroso está com Jesus como outrora esteve com Moisés.

No deserto desce o pão, isto é, o maná, mas agora é Jesus que se multiplica no pão da vida eterna. O Povo de Deus descobriu que se deve confiar no Senhor e assim devemos fazer o mesmo. Não podemos nos fechar em falsas seguranças que só nos afastam de Deus. Se, no deserto, há a partilha, hoje isto deve acontecer nas nossas comunidades cristãs. Não podemos ser adversários, mas amigos de todos, sem nenhuma máscara ou orgulho de ser mais que os outros (Cf. Mt 14, 13-21).

Assim, queridos irmãos e irmãs, não há solução fácil para resolver os problemas do povo, mas devemos colocar os dons a favor do bem comum. Deste modo, todos vão poder cear e ter oportunidades de crescimento, pois o amor vai ser a medida para que haja partilha com todos.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 27 de julho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br
www.h2onews.org
www.buscandonovasaguas.com

Nenhum comentário: