ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Papa: jugo de Cristo é suave, mas exigente

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs...

A liturgia nos coloca dentro do mistério pascal de Cristo e Ele sempre nos acolhe com o coração aberto e cheio de amor. Do seu peito abeto pela lança jorrou água e sangue. Esta é a prova maior do amor Dele por nós. Jesus derramou todo o seu sangue para salvar a humanidade decaída pelo pecado. O pecado é o nosso afastamento de Deus e ele nos deixa na escuridão, no desamor e na anti-comunhão com Ele e com todos os irmãos e irmãs de comunidade.

Deus nos amou primeiro e sempre nos quer juntos Dele. Ele nos escolheu com o amor e predileção. Somos um povo abençoado por Ele (Cf. Dt 7, 6-11). Deus nos amou primeiro e nos fez participantes desse amor que faz a gente amar os outros na mesma medida de Deus. Quem ama Deus deve necessariamente amar o próximo como a ti mesmo. Podemos amar na medida em que mergulhamos no amor de Deus. Não há perigo de errar ou ficar no desamor, se estiver em intimidade com Deus sempre (cf. 1 Jo 4,7-16).



CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 30 de junho de 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI recordou a 41 novos arcebispos que o jugo de Cristo é de amizade, mas também é exigente e nos forma, nesta quarta-feira, ao celebrar a Missa na festividade dos santos Pedro e Paulo na Basílica de São Pedro. Todo ano, nesta festa, os novos arcebispos da Igreja (ou os que já eram arcebispos, mas que não foram designados a novas arquidioceses) recebem o pálio (uma faixa circular que carregarão sobre os ombros), sinal de comunhão com o papa.

Mas ontem a celebração era ainda mais importante, já que o santo padre estava comemorando o 60º Aniversário da sua Ordenação Sacerdotal. Depois de uma cálida reflexão sobre o seu sacerdócio e as lições de seis décadas, ele se centrou nas palavras de Cristo. “Já não vos chamo servos, mas amigos” e voltou a dirigir-se àqueles que recebiam o pálio.

Brasil e Estados Unidos são as nações que têm o maior número de arcebispos, sete e quatro, respectivamente, ainda que os dos EUA sejam mexicanos nativos. O pálio, disse o papa, “nos recorda, em primeiro lugar, o jugo suave que Cristo colocou sobre nós. O jugo de Cristo é idêntico à sua amizade. É um jugo de amizade e é um 'jugo suave', mas também é exigente, e nos forma. É o jugo da sua vontade, que é uma vontade de verdade e de amor”.

O santo padre destacou que o pálio é feito de lã. “Isso nos recorda que o próprio pastor se converteu em um cordeiro, por amor a nós”. “Recorda-nos que Cristo atravessou as montanhas e os desertos, nos quais a sua ovelha, a humanidade, havia se perdido”, disse. Recorda-nos que ele tomou a ovelha, a humanidade, a mim, sobre os seus ombros para nos levar para casa. E acrescentou. “Recorda-nos que também nós, como pastores ao seu serviço, temos de levar outros, carregando-os em nossos ombros e conduzindo-os a Cristo” (www.zenit.org).

Assim, queridos irmãos e irmãs, orientados pelas palavras do nosso papa Bento XVI, podemos ouvir a voz do supremo Pastor Jesus. Ele nos carrega nos ombros quando estamos cansados e fatigados pelas lutas da vida. Jesus cuida de nós, porque o seu jugo é leve e suave, mas exigente, pois pede de nós coerência de vida e a prática do amor solidário que leva o outro a crescer na dignidade de filhos e filhas amadas de Deus Pai (cf. Mt 11, 25-30). Somos livres e é por isso que podemos dar o sim a Jesus de modo pleno e incondicional. Isso tudo porque Cristo demonstrou o seu amor misericordioso a humanidade a toda.

Celebrar a Festa do Sagrado Coração de Jesus é estar intimamente ligado a Ele na escuta da sua palavra, na participação da Eucaristia e na prática da caridade aos que mais precisam de nossa ajuda. Não permita nunca ausentar desse amor que cuida e zela pela nossa integridade. Jesus é um Deus presente que caminha na nossa história.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 02 de julho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br

Nenhum comentário: