ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O que nos une supera divisão, diz Comissão Anglicano-Católica

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Nós cristãos precisamos aprender e vivenciar a unidade tão desejada por Cristo na sua Igreja. Não podemos ficar presos às nossas ideias e divisões, pois Cristo, a cabeça da Igreja, é o mesmo em todos no corpo dela. O testemunho de cada cristão deve convergir na pertença à comunidade e vivenciar os valores de Cristo na missão de anunciar a Boa nova Dele que trouxe salvação para todos.

Os trabalhos da Comissão Internacional Anglicano-Católica foram baseados no programa estabelecido pelo papa Bento XVI e pelo arcebispo Rowan Williams. Foi concluído nesta sexta-feira, 27/05/2011, o primeiro encontro da terceira fase de diálogo da Comissão Internacional Anglicano-Católica, chamada de Arcic III. Em comunicado, a Comissão, composta por 18 teólogos católicos e anglicanos, concluiu que "aquilo que nos une é maior do que aquilo que nos divide".

A Comissão, presidida pelo arcebispo anglicano da Nova Zelândia, reverendo David Moxon, e pelo arcebispo católico de Birmingham, dom Bernard Longley, estava reunida no Mosteiro de Bose desde terça-feira, 17. Em comunicado, a Comissão revelou que os trabalhos foram baseados no programa estabelecido pelo papa Bento XVI e pelo arcebispo Rowan Williams, em 2006, e tem como objetivo “o empenho comum para re-estabelecer a plena comunhão na fé e na vida sacramental” (www.cancaonova.com).

As discussões foram concentradas em dois temas interdependentes - “A Igreja como comunhão, local e universal” e “Como, na comunhão, a Igreja local e universal vem a discernir o correto ensinamento ético?”. “A Comissão foi particularmente ajudada por uma abordagem receptiva ao ecumenismo que busca avançar nos progressos ecumênicos, apreendendo dos nossos parceiros, ao invés de pedir aos nossos parceiros para aprender conosco”, expressaram os teólogos.

O ecumenismo receptivo, explica a Comissão, pede mais um exame de consciência e uma conversão interior do que a intensão de converter os outros. Também no comunicado, a Comissão revela que trabalhará para desenvolver uma compreensão teológica sobre a pessoa humana e a sociedade, o que proporcionará uma base para explorar a forma como o ensino da Ética está sendo aplicado em nível universal e local (www.cancaonova.com).

Este estudo da Arcic III será baseado solidamente na Sagrada Escritura, na Tradição e na Razão, bem como nos trabalhos anteriores da Comissão. “Serão analisadas algumas questões particulares para esclarecer como as nossas duas comunhões abordam assuntos morais e como problemas que causam tensão para os anglicanos e católicos romanos podem ser resolvidos através da aprendizagem mútua”, afirmou o comunicado (www.cancaonova.com).

O ecumenismo deve estar presente no nosso dia-a-dia, assim como víamos a pessoa de Jesus Cristo agir cotidianamente em sua época. Ele é o Bom Pastor que nos conduz ao Pai. Ele é a voz que todos escutam, pois Ele quer que todos se salvem e tomem posse da sua graça redentora. A sua cruz é um sinal precioso, pois os pregos que cravaram Cristo foram redentores, pois Jesus foi obediente com uma ovelha que é tosquiada ao matadouro.

Cada sangue derramado no chão fortalece em novas sementes de vida aos convertidos que assumem e aderem a proposta salvadora do Mestre. Fazemos parte da Igreja de Cristo e ela caminha no mundo sendo sinal da presença de um Deus Conosco que nos liberta e salva para sempre.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 22 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br

Nenhum comentário: