ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 12 de julho de 2011

Seguir Jesus exige desprendimento e a amor à missão

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Liturgia nos coloca no mistério de Cristo e nos chama para o discipulado. Somos discípulos de Jesus a partir do nosso Batismo e Ele faz o convite a todos nós: Vem e Segue-me. O que é ser discípulo de Cristo hoje? Agora, mais do que nunca, somos chamados a ser presente na história do nosso tempo, isto é, ser missionário da Boa Nova da Salvação de Deus para todos.

No Segundo Livro dos Reis, nos é mostrado que TODOS nós podemos ser discípulos, colaborando na obra da salvação (Cf. 2 Rs 4, 8-11.14-16). Aí vemos um casal sem filhos. É feito um convite insistente a Eliseu para tomar uma refeição na sua casa e todos acabaram preparando-lhe até um quarto para hospedá-lo, sempre quando ele passasse por ali. Esta atitude de hospitalidade ao profeta é porque viram nele um homem de Deus. Por causa disso, o profeta prometeu que eles teriam um filho, embora eles já estivessem em idade avançada.

Isso provocou no casal uma alegria. Alguns anos depois, esse filho único, na ausência do profeta, veio a falecer. Podemos imaginar a profunda dor dos pais desta criança. O profeta se dirige para lá e restitui àquela mãe hospitaleira o filho novamente com vida. O que mais nos chama atenção são a acolhida e a hospitalidade dada ao profeta. Tudo foi um canal de bênçãos. Deus recompensa sempre os nossos atos bons. Toda vez que recebemos bem as pessoas que falam em nome de Deus em nossa casa ou em nossas comunidades, Deus envia bênçãos e alegria profunda a cada um de nós. Precisamos abrir nosso coração aos irmãos desprotegidos da sorte e marginalizados pelos sistemas econômicos, políticos, sociais e religiosos para que eles possam ter vida em abundancia.

Na 2ª Leitura, Paulo exorta a viver a plenitude do Batismo, morrendo para o pecado e vivendo para Deus em Cristo. O cristão precisa ser coerente com a fé que professa e passar da morte do pecado para a vida da graça. Devemos ter a estatura dos filhos de Deus que modifica e transforma a realidade do mal para o bem (Cf. Rm 6, 3-4.8-11).

O Evangelho de Mateus nos dá uma catequese sobre o DISCIPULADO de Jesus (Cf. Mt 10, 37-42). Depois do ensinamento, como deve ser a atitude do missionário cristão que quer seguir Jesus? Ele envia todos à missão. O caminho a ser feito na Escola de Jesus é aderi-Lo no amor a Ele e fazer uma entrega de vida, sem reservas.

Na 1ª parte, aparecem as Exigências que Jesus propõe para seus seguidores. Exige uma atitude radical. O nosso compromisso para com ele deve estar acima de tudo, mesmo do amor sagrado para com nossos pais. É ser desapegado a todos os laços que impedem de sermos livres seguidores do Mestre Jesus. O cristão da comunidade Mateus passava por perseguições e sofrimentos, mas isso não o faz fraco se tiver ligado a Jesus sempre. Por quererem ser de Cristo, eram expulsos da Sinagoga, ficavam excluídos do povo de Israel e deviam ser repudiados até pelos próprios familiares. Jesus já tinha alertado que o discípulo devia estar disposto a tudo. Por isso Ele mesmo já disse: "Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim...".

Ainda hoje, diante de certas resistências, muitas pessoas acham que, para garantir grandes quantidades de pessoas nas suas atividades pastorais, a Igreja deveria facilitar as coisas e suavizar a radicalidade do Evangelho e dos valores de Cristo. Será que Jesus prefere quantidade ou qualidade? Não é melhor ter pessoas convertidas e fiéis a Deus que mudam a realidade de morte para a vida ou ficar na vida mansa, sem compromisso cristão?

Na segunda parte do Evangelho de Mateus, nos é sugerido que toda Comunidade deve anunciar Jesus e haverá uma recompensa aos que acolherem os mensageiros do Evangelho: "Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe o Pai que me enviou". "Nem um copo de água fresca dado a um pobre sedento ficará sem recompensa". Isso aconteceu naquele tempo e acontece hoje se propormos a anunciar o verdadeiro Evangelho de Jesus que é assumir a vida que gera vida em abundância para todos. Somos missionários por mandato de Jesus e temos que fazer acontecer já O Reino de Deus que é justiça, paz, solidariedade, partilha amor e perdão.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito antes de 22 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br







Nenhum comentário: