ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Pão da Vida que alimenta a nossa caminhada rumo ao céu

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Celebramos nesta quinta-feira (23/06) a Solenidade de Corpus Christi. Nós fazemos a memória dos atos redentores de Cristo que salvou a humanidade da escuridão do pecado através da sua vida, paixão, morte e ressurreição. Hoje atualizamos na Eucaristia através das nossas missas presididas por um ministro ordenado. Celebrar esse dia é redescobrir a plenitude da Eucaristia que é a presença de Cristo no meio nós e crer que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre.

Hoje queremos agradecer a Deus por este grande dom, que Cristo nos deu. Ao redor do altar se constrói a comunidade cristã e a vida comunitária. A Eucaristia é o sacramento da síntese espiritual da Igreja, a plenitude de comunhão do homem com Deus. Com Ele, nós fazemos a experiência profunda de um Deus próximo de nós. Estar em comunhão é sentir pertença a Cristo na sua Igreja. Portanto, a missa é algo maravilhoso que participamos, pois é a festa do encontro de irmãos na fé com o Deus da vida.

As leituras bíblicas desse dia memorável refletem o sentido da Eucaristia. No livro do Deuteronômio, Moisés explica o sentido do MANÁ enviado por Deus para alimentar o Povo no caminho do deserto. É o pão que dá força para continuar o Êxodo à caminho da terra prometida.

"O Senhor te alimentou com o Maná, para te ensinar que não só de pão vive o homem, mas tudo quanto sai da boca de Deus". (Cf. Dt 8, 2-23.14b-16a). Esse pão que veio do céu é prefiguração do verdadeiro pão celestial que é Jesus. Jesus é a Palavra e alimenta a todos com o seu corpo e o seu sangue. Sempre Deus está ao lado homem, ontem, hoje e no futuro. Deus não nos deixa a sós.

Na primeira Carta aos Coríntios, vemos o apóstolo afirmar que formamos em Cristo UM SÓ CORPO. A Eucaristia não celebra só a nossa união com Deus e a nossa identificação com Cristo. Ela celebra também a união com os irmãos, como se pode constatar: "O pão é um só, assim nós, embora muitos, somos um só corpo". Na comunidade, aprendemos a ser irmãos uns dos outros, partilhando a vida e o bem comum (Cf. 1 Cor 10, 16-17).

O Evangelho de São João nos apresenta o final do Discurso do PÃO DA VIDA. Jesus dizendo: “Eu sou o pão vivo, que desceu do céu. Quem come desse pão viverá eternamente” (Cf. Jo 6, 51-58). Jesus fez muitos sinais e milagres. Um grande milagre que vemos é a multiplicação dos pães. Isso já era fantástico, mas o melhor estava por vir: o seu corpo tornar-se pão da vida eterna para nós. A sua palavra vem do céu e também nos alimenta espiritualmente, e a comunhão nos reforça para sermos missionários da boa notícia que Ele nos trouxe.

Mas para que essa Palavra se transforme em vida, devemos nos encarnar nas pessoas, em seu dia-a-dia, devemos nos tornar concretos, visíveis, testemunhas coerentes na fé em Cristo. A palavra de Deus se encarna em Jesus e nos abre as portas do céu para todos. Sabemos que os alimentos se transformam em carne em nós.

Assim a Palavra de Deus e a Eucaristia devem se tornar carne em nós. É a própria pessoa de Jesus que ouvimos e alimentamos na missa que participamos. Devemos assimilar tudo que Jesus nos deu: a sua vida, o seu exemplo e a sua obediência ao Pai.

Assim, devemos assimilar em nós o Cristo e nos identificar com Ele, isto é, configurar a nossa vida em Jesus. Quem celebra e recebe Jesus na sua vida deve ter a disposição de segui-Lo sempre e transformar a nossa pessoa na pessoa de Jesus.

Hoje testemunhamos publicamente que Jesus está na Eucaristia, o sacramento vital que dá vida e salvação à humanidade. Jesus é o sacrifício perfeito que nos uniu para sempre a Deus.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito antes de 22 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br







Nenhum comentário: