ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A exemplo de Maria, também devemos dar nosso sim a Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs no amor de Deus e no carinho da nossa Mãe do Céu e de Nossa Senhora do Carmo...

Hoje começamos o Tríduo da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira desta comunidade. É neste lugar sagrado que podemos também experimentar o amor Deus através da atenta escuta da Palavra e da Eucaristia que vamos receber na nossa vida. Deus nos faz participantes da sua graça em Maria. Ela soube dar o seu sim e nos pede que façamos o mesmo. Ele á primeira educadora da fé que nos ajuda a estar em comunhão com Deus.

A liturgia deste dia nos lembra que Deus comunica com Moisés na sua realidade de vida. Ele estava pastoreando e chegou até o Monte Horeb, o lugar do encontro com Deus. Ele se manifesta em sinais visíveis. Aqui é através da sarça ardente que estava em chama, mas não se consumia. O solo onde está Deus é sagrado. Por isso devemos tirar as nossas sandálias e ficar disponíveis a Ele. Não devemos ter medo de colocarmos à disposição do Deus da Vida em nossas tarefas diárias e do nosso trabalho de comunidade que pertecemos.

O nosso Deus é fiel à aliança feita antigamente e hoje Ele quer que continuemos firmes na fé, perseverantes na oração e na esperança do Reino de Justiça, Paz, Partilha e Amor. Aqui Moisés recebe a missão de libertar o Povo de Deus escravo no Egito e hoje Deus nos pede que sejamos missionários com o nosso sim como foi o de Maria, dispostos a levar Jesus a todos.



Deus nos dá o sinal para selar a nossa missão, como Ele mesmo disse a Moisés que estava questionando a si mesmo da execução da missão por causa da sua pequenez. Mas Deus o exorta dizendo: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: ‘quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha’” (Cf . Ex 3, 1-6.9-12).

No Evangelho de Mateus, nos é falado da oração de Jesus, dando graça a Deus pelas coisas maravilhosas que revela aos pobres e humildes. Aqui percebemos que, quando o coração humano estiver livre do materialismo, do consumismo e da correria do dia-a-dia, pode acolher com alegria a Palavra de Deus e colocá-La em prática.

O nosso sim será pleno se estivermos em comunhão com Deus Pai, com Deus Filho e com Deus Espírito Santo. Nós conhecemos Jesus porque o Pai quis e a graça do Espírito Santo que nos abre para o entendimento autêntico para poder viver a alegria do Reino de Deus entre nós que são amor, fraternidade, partilha, cooperação e solidariedade (Cf. Mt 11, 25-27).

Assim, meus irmãos e irmãs, nós somos gratos eternamente a Deus por Ele ter nos dado um grande presente à humanidade: a pessoa de Maria, que foi concebida sem pecado e sempre se pôs disponível à vontade de Deus. Ela sabia que tudo vem de Deus e para Ele todas as coisas têm a sua finalidade. Ela se deixou ser tocada por Deus e se encheu de graças, e assim pôde dar o sim a Deus para ser a Mãe do Nosso Salvador.

O céu se aproximou de nós em Maria porque trouxe a nós Jesus Cristo, Nosso Senhor (“Maria nos faz desejar o céu”, texto postado em Modestas Propostas, por José Benedito Schumann Cunha, em 03-07-2010).

O papa Bento XVI nos fala uma verdade. “Que Maria inspire em todos os desejos de céu”. E ainda nos diz o papa: "Que Maria, Mãe de Deus e nossa, esteja sempre no alto de seus pensamentos e afetos, amável conforto de suas almas, guia certa de suas vontades e amparo de seus passos, inspiradora persuasiva da imitação de Jesus Cristo" (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 25/06/2010).

O cristão deve agir configurado na pessoa de Cristo. Jesus é Deus e tem duas naturezas: a humana e a divina numa só pessoa. Ele ensinou que o amor deve ser a medida de todos os cristãos. O ódio e a vingança devem ser substituídos no amor que vem do nosso Deus em nós. Somos cidadãos do céu, peregrinos na terra, mas com os olhos fixos na eternidade que será para sempre a nossa morada.

Que nós possamos sempre dar o sim incondicional a Deus e fixar-se que Ele nos abrace, nos eduque e nos fortaleça com a sua graça que nos dá estatura e dignidade de filhos e filhas amadas de Deus que vão até Jesus, seguindo o exemplo de Maria que foi a mulher do sim pleno que permitiu a entrada de Deus no mundo no seu ventre, o primeiro tabernáculo e tenda do cristianismo.

Amém!

Iesus autem dixit illis: “Quae sunt Caesaris, reddite Caesari et, quae sunt Dei, Deo”. Et mirabantur super eo. (Mc 12, 17)


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito antes de 13 de julho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br
www.h2onews.org







Um comentário:

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...

corrigindo: Ela á primeira educadora da fé que nos ajuda a estar em comunhão com Deus.