ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Tesouro Precioso da nossa Existência

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor de Maria

A liturgia nos faz participar do mistério Pascal de Cristo e Ele que está presente na assembleia reunida. Hoje, a Liturgia nos lembra e nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência.

O existir humano tem a sua finalidade na comunhão com o Deus da Vida. Jesus venceu a morte e nos fez merecer a vida eterna. Adormecemos em Cristo para que, com Ele, ressurgíssemos na Ressurreição em Cristo, Nosso Senhor e Salvador. A morte não tem a última palavra. Sentimos saudade de todos que nos precederam, mas a esperança da Ressurreição e a fé em Jesus é que nos sustenta para a vida eterna.

A Palavra de Deus nos ajuda a compreender e a escolher os valores que vão gerar a vida plena. No Livro da Sabedoria, o Rei Salomão escolhe o seu tesouro para a sua existência: a SABEDORIA. Esse rei novo vai a Gabaon, onde se encontrava o Tabernáculo do Senhor, construído por Moisés. Ali ele podia oferecer sacrifícios ao Senhor Deus (1 Rs 3, 5.7-12).

Em sonho, o Senhor manifesta o seu agrado por este gesto e convida-o a pedir o que quisesse. Com esse apelo de Deus, Salomão não se deixou seduzir e alienar por valores efêmeros, que são: poder, riquezas, prestígio político, etc. Pelo contrário, escolhe o mais importante: que é ter um coração "sábio" para governar seu povo com justiça e retidão. Esta escolha Deus aprovou e agradou esse gesto nobre de Salomão.

E assim Deus lhe concedeu uma sabedoria inigualável e acrescentou ainda outros três valores não solicitados: riqueza, glória e vida longa. Assim nós devemos fazer o mesmo. A sabedoria faz com que prossigamos a nossa jornada sem perder no caminho para a vida eterna. A sabedoria é a marca de todos que querem seguir Jesus de perto nesta existência para continuar peregrinando rumo ao céu.

Na Carta aos Romanos, nos são apresentadas etapas do caminho que devemos fazer para que nos conduzamos à Salvação. Precisamos da Sabedoria de Deus para discernir o desígnio de Deus, que nos "predestinou" para sermos conforme a imagem do seu Filho. Deus ilumina os nossos passos. Sem Ele, nós tropeçamos e caímos e, ainda pior, perdemos o caminho que leva à vida em comunhão com Deus.

Sabemos que temos uma vida passageira nesta terra, mas que esta se esconde na vida plena que será reservada a todos que creem em Cristo e que viverem em conformidade com os valores do Reino. (Cf. Rm 8, 28-30). No Evangelho, Jesus apresenta o seu tesouro: o REINO DE DEUS. É a conclusão do 3º Discurso de Jesus, com as últimas três "Parábolas": o Tesouro, a Pérola e a Rede.

O mundo precisa conhecer esse Deus que é fiel e Ele é o tesouro que vale a pena buscar, ter e possuir na nossa vida. Nada é mais importante que Deus e nada pode ofuscar a beleza do Reino. Devemos estar atentos e buscá-Lo sempre. Vemos que, quando se encontra algo preciso, nada se opõe, mesmo se é preciso ter renúncia de tudo para adquiri-lo, pois quando o temos torna-se uma grande alegria (Cf. Mt 13, 44-52).

Queridos irmãos e irmãs, o que podemos renunciar a favor do Reino de Deus? Deus tem reservado um tesouro para nós. É preciso que o procuremos com o coração aberto e sincero. Quando o encontrarmos, devemos tomar posse dele, pois é lá que vamos ter a felicidade completa. Jesus já pagou muito caro pela nossa salvação através do seu sangue derramado na cruz por toda humanidade.

Então: o que devemos fazer? Devemos ser coerentes e nos comprometermos com a nossa vida na construção deste Reino de Deus já aqui e agora. Ele vai ser traduzido em justiça, paz, solidariedade, partilha e amor. Onde podemos fazer isso? É na comunidade que colocamos os nossos dons e talentos a serviço dos que mais precisam de nós.

Há muita alegria para quem serve com disponibilidade e amor, e que o Deus da Vida nos conforte nos momentos de tristeza, de saudade do ente querido que se vai e nos encha de alegria pela sua presença na nossa vida.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 22 de julho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br
www.h2onews.org

Nenhum comentário: