ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A Fé em Jesus é condição para ter Vida e Graça de Deus


Queridos irmãos e irmãs,

A Liturgia é momento de Ação de Graças por tantos benefícios que Deus nos dá. O coração de Jesus derrama muitas bênçãos em nós, que queremos ser Dele. Ele derrama graça em abundância a cada um de nós.

No Livro do Profeta Jeremias, vemos este advertindo que Deus recomenda ao povo para adorá-Lo no templo e ainda ser fiel na observância dos mandamentos e das leis que Deus ofereceu para que todas as pessoas humanas possam ser livres.

Deus tem esperança que o povo ouça o profeta para se converter e mudar de vida. Assim Deus fala através de Jeremias: “A eles então dirás. Isto diz o Senhor. Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, escutai as palavras dos meus servos, os profetas que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado. Farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”. 


O profeta não teve medo de falar o que Deus queria dizer, mas a reação é contrária a isso. Eles o prenderam e ainda desejaram matá-lo. Assim, meus irmãos e irmãs, isso acontece com todos que querem ser fiéis a Deus. Muitas vezes, são perseguidos, incompreendidos e ainda podem ser levados à morte.

Devemos sempre ser fiéis a Deus no bem e não misturar com o mal do mundo. Deus nos alerta sempre para corrigir o nosso caminho e voltar para Ele, pois Deus está pronto para nos responder, porque Ele é amor. Com Deus, nós podemos sofrer, mas temos a recompensa Nele, porque Deus é fiel aos justos de coração (cf. Jr 26, 1-9).

O evangelista mostra Jesus Cristo em sua cidade. Lá, ele não foi compreendido porque eles conheciam a vida da sua família que era simples e trabalhadora. Eles não imaginavam de onde vinha a sabedoria de Jesus, pois eles estavam com os olhos humanos que não ultrapassam para a realidade divina.

Jesus já dava sinais messiânicos, pois Ele é o ungido de Deus que veio anunciar a libertação da humanidade. Só pelos olhos da fé é que nós podemos nos aderir a Jesus e comprometer a nossa vida na difusão do Evangelho Dele.

Para Jesus agir tem que se converter a Ele e acreditar que Ele é o Filho de Deus, se não o milagre da vida não acontece em nós. Como o próprio Jesus falou: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!”. Nesse lugar, Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé (cf. Mt 13, 54-58).

Queridos irmãos e irmãs,

Cada um de nós precisamos tomar consciência que, quando estamos com Jesus, muitas maravilhas acontecem na nossa vida. A comunidade é o lugar ideal da presença do amor de Deus para conosco. Aqui temos a Palavra que salva e a Eucaristia que nos dá alimento da vida eterna.

Na mesa, somos acolhidos por Deus, juntamente com todos os nossos irmãos e irmãs de caminhada.

Que esta Liturgia nos permita aderir a Jesus plenamente com a nossa vida comprometida na construção do Reino de Deus já entre nós.

Amém!!!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
03-08-2012

ACESSE www.bompastor.org.br e acompanhe a programação diária da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras na Rádio Educadora 670 AM; leia também notícias e artigos da nossa Igreja, como os artigos do nosso arcebispo metropolitano, Dom José Alberto Moura

Um comentário:

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...

corrigindo: No Livro do Profeta Jeremias, vemos este advertindo que Deus recomenda ao povo que ia adorá-Lo no templo para mudar de vida e ainda pede para o povo ser fiel na observância dos mandamentos e das leis que Deus ofereceu para que todas as pessoas humanas possam ser livres.