ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 26 de agosto de 2012

Somente em Deus encontramos o caminho da vida e da verdade, diz papa

Queridos irmãos e irmãs,

A nossa existência tem sentido se estivermos ligados e unidos ao Deus da Vida com todos os nossos irmãos e irmãs de comunidade. O sentido dela é encontrar a verdade Nele. Fomos criados por bondade de Deus. Estamos no mundo para vivermos de acordo com a vontade de Deus. Deus nos quer livres e fazendo o bem. O mal deve ser aniquilado com as nossas boas obras que vão dignificar a nossa natureza humana. O ser humano tem um valor que não pode ser prejudicado e nem ser manipulado pelos poderes da terra. A vida de cada um é preciosa e precisa ser preservada, cuidada e ajudada nas dificuldades existenciais (1).

O santo padre, o papa Bento XVI, durante o Ângelus deste domingo em Castel Gandolfo, ressaltou que “somente em Deus encontramos o caminho da vida, da justiça e da verdade”. Foi o que sublinhou o papa Bento XVI antes do Ângelus deste domingo, 12/08, em Castel Gandolfo. O santo padre explicou que “somente quem é atraído por Deus, quem o escuta e se deixa instruir por Ele pode crer em Jesus e ter a vida em plenitude, a vida eterna”.

“No pensamento judaico”, explicou o santo padre, “era claro que o verdadeiro pão do céu, que nutria Israel, era a Lei, a Palavra de Deus. O povo de Israel reconhecia claramente que a Torá era o dom fundamental e duradouro de Moisés e que o elemento fundamental que o distinguia em relação a outros povos consistia em conhecer a vontade de Deus e, portanto, o caminho certo da vida”. “Agora Jesus”, prosseguiu o papa, “ao se manifestar como o pão do céu, testemunha ser o Verbo de Deus encarnado, através do qual o homem pode fazer da vontade de Deus o seu alimento (cf. Jo 4, 34), que orienta e apoia a sua existência. Duvidar então da divindade de Jesus, como fazem os judeus da passagem evangélica de hoje, significa opor-se à obra de Deus” (2).


Comentando o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Bento XVI explicou que Jesus quer ajudar os homens apenas saciados a “compreenderem o significado profundo do prodígio que realizou: ‘ao saciar de modo milagroso a sua fome física, os prepara a acolher o anúncio de que Ele é o pão que desceu do céu’ (cf. Jo 6, 41), que satisfaz de modo definitivo”. Também o povo judeu durante o longo caminho no deserto, tinha experimentado um pão que desceu do céu, o maná, que o tinha mantido em vida, até a chegada à Terra Prometida. “Jesus fala de si mesmo como o verdadeiro pão que desceu do céu, capaz de manter em vida não por um momento ou por um pedaço de caminho, mas para sempre”.

“Ele é o alimento que dá a vida eterna”, continuou o papa, “porque é o Filho Unigênito de Deus, que está no seio do Pai, que veio para doar ao homem a vida em plenitude, para introduzir o homem na vida mesma de Deus” (2).

Queridos irmãos e irmãs,

A liturgia desse domingo nos fala desse pão do céu que é capaz de sustentar e nos animar para as jornadas dessas vidas em vista do Bem comum de todos. O ser cristão hoje deve se comprometer com a vida e nada temer com a cultura de morte de alguns.

A palavra do papa Bento XVI nos mostra que o pão da vida é dado por Deus e hoje Jesus se torna o alimento da vida eterna. Aquilo Jesus fez e falou tem atualização no meio de nós. A Palavra de Deus é clara: se queremos chegar ao Pai, devemos crer em Jesus e aderir a Ele plenamente. Estamos na Igreja de Cristo não por interesse de tirar vantagens ou ter posições privilegiadas, mas para estarmos comprometidos com todos, principalmente com os mais pobres, os excluídos e sem voz deste mundo. Ser de Deus é viver na Graça Dele sempre (1).

Amém!

(1) José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
De Cristina (MG)

Nenhum comentário: