ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O pão que alimenta nossa caminhada e missão

Queridos irmãos e irmãs,

Estamos no 19° Domingo do Tempo Comum e celebramos hoje (12/08) o Dia dos Pais. A liturgia nos faz participantes do Reino de Deus. Nós podemos receber o pão da Palavra que nos ilumina e a Eucaristia que nos dá força para sermos missionários e evangelizadores neste mundo. Deus é o Pai que preocupa com o homem e dá o pão pleno que nos dá vida eterna.

No Primeiro Livro de Reis, encontramos a passagem onde o profeta Elias recebe no deserto um “pão do céu” para refazer as forças e continuar a sua missão que Deus lhe confiou (1 Rs 19, 4-8). O contexto bíblico nos mostra a coragem do profeta de acusar o Rei e a Rainha de ser o agente da ruína de Israel. Ele desafiou-os e ainda matará os profetas de Baal, provando que Deus é verdadeiro.

Esses profetas do rei davam sustentação à religião pagã da rainha Jesabel. Isto aconteceu por volta de 450 anos antes de Cristo. Por causa disso, o profeta recebeu ameaça de morte, fazendo com que ele fugisse para o deserto. Lembramos que, no deserto, o Povo de Deus encontrou a fonte da fé em Deus. Lá Deus deu alimento e água ao povo faminto e sedento.

 
Agora, Elias, cansado, abatido e desanimado devido à perseguição, deita debaixo de uma árvore e dorme, esperando a morte.

O nosso Deus é zeloso e não nos deixa só. Manda um anjo e acorda Elias dizendo: “levanta e come”. Ele sente o vigor desse alimento do céu e o faz novamente firme na sua missão sem temer os inimigos. Por quarenta dias e quarenta noites, caminha e chega ao Monte Horebe, lugar do encontro com Deus. Assim, esse pão do céu dado a Elias, nós recebemos em cada Eucaristia que participamos. A condição é estar em comunhão com Deus na fidelidade a Ele, pois Ele é pai bondoso que está sempre ao nosso lado. Na vida é assim: nós caminhamos em desertos do mundo cheios de maldade e decepções que nos fazem recuar, mas nós encontramos a força em Cristo na comunidade Igreja.

São Paulo, na Carta aos Efésios, nos convoca a sermos imitadores de Deus, que é bondade, misericórdia e amor-perdão. Devemos pedir ao Espírito Santo para que ele nos ajude a arrancar do nosso meio a vaidade, os rancores, a prepotência e a colocar, no nosso coração, o amor, a doçura, o serviço e a compreensão com todos (cf. Ef 4, 30; 5, 2).

No Evangelho de São João, prossegue o discurso de Jesus em Cafarnaum, onde Jesus se apresentara como o “Pão” descido do céu para dar vida ao mundo. Isso provoca aos presentes uma reação entre os judeus que murmuravam entre si. É parecido com a murmuração do Povo no deserto. Jesus não desanima e resiste a esta oposição e refirma a bom tom que é “Eu sou o pão descido do céu… Quem come desse pão viverá eternamente”. Isso exige de cada um de nós a fé em Jesus, pois Ele nos fala: “Quem crê tem a vida eterna. Quem dele comer, não morrerá...”. Assim, quando nos alimentamos de Jesus, que é seu corpo e sangue, nós nos reanimamos para a missão e respondemos com firmeza à proposta de Deus a nós (cf. Jo 6, 41-51).

Somos chamados a sermos evangelizadores, sem temer as reações contrárias ao projeto de Deus. Deus é pai e chama a cada pai de hoje a ser firme na fé, correto nas suas ações e não temer de estar ligado a Deus na escuta da sua Palavra e da Eucaristia que dão forção na sua missão. Um bom pai deve se preocupar em dar o melhor para seus filhos. Deve dar o alimento material, mas não se esquecer de dar o alimento espiritual que vem da nossa participação na Igreja e nas pastorais em que estamos engajados.

Que esta liturgia nos ajude a sermos participantes da Igreja, da comunidade, da família e onde estivermos. Dessa maneira, não desanimaremos nunca diante das dificuldades e situações adversas para poder cumprir a missão de cristão e de pai no mundo.

Amém!!!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
12-08-2012

MAIS CINCO PADRES PARA 
A ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS

“Momento de grande alegria pra mim e pra toda a Igreja particular de Montes claros”, legendou Julianny Santos nesta foto postada no facebook

“Momento muito emocionante da Ordenação. Parabéns, Fernando, Helton Oliveira, Gilberto, George, Zilmo. Deus os guie sempre!!!”, escreveu como legenda Julianny Santos nesta foto postada no facebook

“Ordenação Sacerdotal do meu querido amigo Helton Oliveira. Tu és sacerdote Eternamente segundo a Ordem do Rei Melquisedeque! Deus o abençoe, Heltinho!”, deseja Julianny Santos nesta foto postada no facebook

Nenhum comentário: