ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 1 de setembro de 2012

“Ai de vós, guias cegos”

Queridos irmãos e irmãs,

Estamos na Igreja de Jesus Cristo. É Deus que nos reúne sempre e nos faz progredir na fé, na esperança e na caridade. Na Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, nos é falado da Igreja reunida lá. Ela diz que esta reunião tem que ser em nome da Trindade Santa e isso é graça que vem de Dela.


A Carta fala do progresso da fé que aumenta a caridade para com os outros. As perseguições e sofrimentos não abalam as pessoas que têm fé em Cristo. Isso é prova de justiça que anima o Reino de Deus e faz jus a Ele. Deus dá o selo da nossa vocação para que Ele possa realizar todo o bem na nossa vida.

E isso ativa a nossa fé em Deus em nome de Cristo que é glorificado por causa do nosso testemunho cristão no mundo. Então, sejamos pessoas renovadas no amor, na solidariedade e na caridade para com todos. Assim, podemos cantar um canto novo e a terra inteira se enche da glória de Deus.(cf. Ts 1, 1-5.11-12).

O Evangelista Mateus nos mostra Jesus fazendo um alerta para todos nós. Não podemos seguir os hipócritas desse mundo que não fazem nada para que os outros consigam ver o verdadeiro Deus e ainda fazem a dispersão das ovelhas no rebanho do Senhor. São guias cegos e fecham o céu e a graça de Deus a eles.

Não podemos ficar nas periferias das concepções religiosas oportunistas que vivem somente o momento presente e não edifica a casa de Deus em bases sólidas da fé, do amor e da esperança para que todos possam desfrutar da bondade de Deus. Não são as coisas que dão o valor da Igreja e sim o altar e o templo onde acontecem as maravilhas de Deus na nossa Igreja.

No templo, encontramos a Palavra de Deus que liberta e a Eucaristia que compromete com a nossa santificação e também dos outros. Devemos ser coerentes na nossa fé e que possamos transformar a nossa realidade de injustiça e de morte para a justiça de Deus e de vida para todos (cf. Mt 23, 13-22).

Assim, irmãs e irmãos, somos responsáveis para que este mundo se converta a Deus e que o bem triunfe sobre mal sempre.

Amém!!!

Segue o Comentário ao Evangelho do dia feito
por Concílio Vaticano II

Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo atual “Gaudium et spes”, §§ 83, 1; 82, 4

“Ai de vós, guias cegos”

Para edificar a paz, é preciso, antes de mais nada, eliminar as causas das discórdias entre os homens, que são as que alimentam as guerras, sobretudo as injustiças. Muitas delas provêm das excessivas desigualdades econômicas e do atraso em lhes dar remédios necessários.

Outras, porém, nascem do espírito de dominação e do desprezo pelas pessoas; e, se buscamos causas mais profundas, da inveja, da desconfiança e da soberba humanas, bem como de outras paixões egoístas.

Como o homem não pode suportar tantas desordens, delas provém que, mesmo sem haver guerra, o mundo está continuamente envenenado com as contendas e violências entre os homens.

E, como se verificam os mesmos males nas relações entre as nações, é absolutamente necessário, para os vencer ou prevenir, e para reprimir as violências desenfreadas, que os organismos internacionais cooperem e se coordenem melhor e que se fomentem incansavelmente as organizações que promovem a paz.

A Igreja de Cristo, no meio das angústias do tempo atual, não deixa de esperar firmemente. À nossa época quer ela propor, uma e outra vez, oportuna e importunamente, a mensagem do Apóstolo: “eis agora o tempo favorável” para a conversão dos corações, “eis agora os dias da salvação” (2 Co 6, 2).


Santa Mônica, rogai por nós!!!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
27-08-2012


PARTICIPE DO 18º GRITO DOS EXCLUÍDOS, 19ª edição em Montes Claros, Norte Sertanejo de Minas Gerais, na sexta-feira, 07 de setembro de 2012, com concentração a partir das 7h na Praça da Catedral.

 

No Dia da Independência do Brasil, questione, faça política!!! ESTADO PARA QUE E PARA QUEM? E discuta qual “a  participação da sociedade brasileira no processo de democratização do Estado”. Todo dia, você paga muito imposto!!! Merece algum retorno: saúde pública de qualidade, segurança pública para todos e não apenas para as autoridades com suas fortes guardas municipais!!!

 

Não queremos mais sucateamento das polícias civil, militar e federal, muito menos do Exército Brasileiro!!! É preciso que o Grito do Ipiranga se transforme em gritos de gente sã e que realmente quer um Brasil a serviço da vida e da dignidade para todos!!! Participe!!! Traga a sua turma para este dia de transformação social!!! Vamos construir uma outra história para o Brasil. E uma história muito melhor!!!   

 

 

ACOMPANHE NOTÍCIAS PELOS BLOGS

Nenhum comentário: