ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 13 de julho de 2014

Nós devemos ser semeadores da Palavra de Deus

Nós devemos ser semeadores da Palavra de Deus

Image result for imagens de semeadores da palavra de Deus

Queridos irmãos e irmãs, somos chamados a serem semeadores da Palavra de Deus, pois ela é motor de vida para que o mundo seja transformado e a gloria de Deus seja revelada. Mas para isto acontecer é preciso que haja terra boa em que ele se frutifique e dê frutos de vida em abundancia, de justiça e paz para todos.

No livro do Profeta Isaias nos mostra e compara a Palavra de Deus à CHUVA, que é uma dadiva de Deus, que vem a Terra, cumprindo a missão para molhar e dar condição para que a vida brote com todo seu esplendor. O contexto da época de Isaias era que o Povo de Deus estava no exílio e se encontrava cansado e desiludido de voltar à sua terra de origem, mas o profeta faz o anuncio que Deus é fiel à suas promessas e estará sempre com seu povo, ajudando, encorajando e libertando do mal. 

A palavra de Deus é comparada a chuva e a neve, pois elas caem do céu e não voltam de novo sem terem produzido o efeito desejado. Deus jamais se esquece do seu povo, apesar das suas transgressões. (cf. Is 55,10-11)

São Paulo, na sua carta aos romanos nos orienta e nos ensina que o tempo de semeadura é sempre difícil, pois tem que esperar os efeitos dela. Isso causa muitas vezes angustias e dor. É a espera do inicio de nova vida que brota da transformação da Palavra de Deus que renova os nossos corações pra que sejamos autênticos cristãos. (cf. Rm 8,18-23)

No Evangelho de São Mateus, nos mostra a Parábola da semente e o semeador. Ele nos mostra para que dê fruto é preciso que a terra seja boa e favorável. A palavra de Deus só vai produzir fruto em nós se tivermos um coração a disponível a Deus e aos irmãos que precisam de nós. Não adianta ficar no superficialismo de nossas ideias e convicções, mas devemos fazer uma renovação de vida e conversão a Deus da vida que tudo pode em nós. 

Devemos sempre procurar revolver em nós o amor, o perdão, a misericórdia, a disponibilidade, a solidariedade e fraternidade com todos. O reino Deus está disponível a todos, mas é preciso que trabalhemos em nós, na nossa família e no mundo, as condições necessárias que a Palavra de Deus semeada em nosso coração produza frutos de vida em abundancia. (cf. Mt 13,1-23) 

Que esta liturgia nos ajude a encontrar sentidos para nossa vida, buscando as coisas do alto e levando-as pra a nossa realidade do dia a dia. Assim, a nossa missão da semente evangelizadora terá a alegria da colheita que todos participam. Louvado seja Jesus Cristo!  

Jose Benedito Schumann Cunha ( graduado em Filosofia e Teologia)

Nenhum comentário: