ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 26 de julho de 2014

O maior tesouro do mundo é estar com Deus

O maior tesouro do mundo é estar com Deus


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando 17º Domingo do tempo comum. A liturgia desse domingo nos chama atenção para qual tesouro que buscamos. Se quisermos o da terra estaremos pobres, desiludidos e frustrados, mas se buscamos o tesouro que está no céu teremos a verdadeira felicidade e realização de vida. No mundo tudo é passageiro e efêmero, porem se estivermos em comunhão com Deus, com certeza, seremos pessoas novas e transformadas no amor Dele que tudo constrói.

Desse modo, nós vamos refletir os valores que devem nortear a nossa vida de cristão. As leituras bíblicas nos ajudarão a escolher esses valore que nunca perdem o brilho porque está lastreado em Deus.

No livro da Sabedoria, temos o Rei Salomão escolhendo o seu tesouro. Através da oração em Gabaum, onde se encontrava o Tabernáculo sagrado, construído por Moisés, ele oferecia sacrifícios ao Senhor. Deus havia gostado desse gesto do Rei Salomão e em sonho Ele  manifestou a Salomão e o convidou para pedir o que quisesse. Esse rei não se seduziu pelas coisas terrenas que são: poder, riquezas, prestígios políticos, mas ao contrario escolhe o mais importante para o ser humano que é a sabedoria. Desta surge todas as boas coisas para o ser humano e assim Deus deu a ele. A sabedoria tornou o Rei Salomão sábio e justo para governar o Povo de Deus. O senhor ainda lhe deu de acréscimo riqueza, gloria e vida longa. Essa narração quer nos dizer e nos apresenta que o Rei Salomão foi escolhido e justifica a sua proverbial sabedoria, mostrando o que de bom vem a nós por Deus da vida. (cf. 1Rs 3,5.7-12)

Na carta de São Paulo aos Romanos nos mostra as etapas e o itinerário que nos conduz a Salvação que o Senhor concede a todos, mas para isso precisamos da Sabedoria de Deus que nos ilumina e nos faz discernir a vontade e o desígnio de Deus para nós. Nós somos chamados a se configurar à imagem do Seu Filho Jesus. Ele é o nosso salvador e nos quer libertado de todo mal, do egoísmo e do pecado que desfigura o nosso ser como filhos e filhas amadas de Deus. (cf. Rm 8,28-30)

No Evangelho, Mateus nos mostra Jesus apresentando o seu tesouro: o REINO DE DEUS. É a conclusão do 3º Discurso de Jesus, com as últimas três "Parábolas" que são: o Tesouro, a Pérola e a Rede. Nós não vemos o tesouro de modo fácil, ele está escondido, portando precisamos ir a busca dele. Ele compara a perola, que é algo preciso, mas para tê-la é preciso buscá-la com perseverança e persistência. Quando temos posse dele teremos a alegria que dura para sempre, pois a renúncia feita para encontrá-lo vai justificar esta conquista (cf. Mt 13,44-52).

Assim, devemos prosseguir em nossa vida de cristão na família, no mundo e no trabalho. Tudo que fazemos é para estar com Deus sempre, isto é, nesta vida e na outra que há de vir. Assim, irmãos e irmãs, quando aderimos a Cristo, nossa vida se transforma e tudo dá sentido ao nosso viver, mesmo quando abatem em nós os problemas, sofrimentos e martírios por causa Dele, nós vamos ter a alegria de pertencer a Ele. Isso aconteceu com todas as pessoas, com todos os santos e mártires que não tiveram medo de ser do Senhor. 

Que esta liturgia nos ajude a buscar o verdadeiro tesouro, que é Deus, para transformar esse mundo em casa linda onde todos tem vez e voz na justiça de gente que vive a partilha, o amor, a solidariedade e a fraternidade com todos. Amém Tudo por Jesus e nada sem Maria. 

Jose Benedito Schumann Cunha - graduado em filosofia e Teologia)

Nenhum comentário: